quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A luz da música

O MAC de Niterói (RJ) recebe, até o dia 28 de novembro, a exposição “Orquestra de Trombones”, do fotógrafo Vicente de Mello, que tenta reproduzir, pela emissão de luz a pulsação da música, em uma pesquisa iniciada em 2008, em Varsóvia.

A mostra ocupa os 65 metros de extensão por 4,40 de altura das cinco paredes do salão principal do museu com o novo trabalho de Vicente, iniciado em 2005, impactado em Berlim a obra “Pli selon pli” (“Dobra por dobra”, de 1962), do francês Pierre Boulez (1925).

O artista vem de um trabalho incessante sobre a semelhança e a distinção entre a percepção gerada pela fotografia digital e pela fotografia analógica, onde investiga as possibilidades poéticas da fotografia digital em aspectos formal e discursivo.

Vicente de Mello tece uma analogia visual entre fotografia e hipermetropia – a imagem compactada, se solta quando observada de perto, os pontos da retícula do offset transpõem a investigação poética.

Sobre o autor

Vicente de Mello nasceu em S. Paulo, em 1967. Atualmente vive no Rio de Janeiro e fotografa para museus, artistas e editoras há 20 anos. Desde 1992, Vicente apresenta suas pesquisas fotográficas em séries como Topografia Imaginária, Moiré, Noite Americana, Bestiário, Vermelhos Telúricos e as recentes Galácticas, O cinematógrafo e Quantas asas tem um pixel? Realizou o Projeto Parede do MAM-SP com Pli Selon Pli, e a mostra Strobo, em S. Paulo, em 2010. As obras de Vicente de Mello fazem parte dos acervos de instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP; Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ; MASP – Coleção Pirelli; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Fundation Cartier pour la Art Contemporaine, Paris; MAM Aluísio Magalhães, Recife; MAM, Brasília e Coleção Joaquim Paiva, Rio de Janeiro. Em 2007 foi ganhador do APCA de melhor exposição de fotografia do ano na Pinacoteca do Estado, de S. Paulo.

Catraca Livre

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