quarta-feira, 13 de junho de 2012

APROVADA REGULAMENTAÇÃO PROFISSÃO DE TAXISTA‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça (12), em primeira discussão, o projeto de lei, que cria regras para o exercício da atividade de taxista no estado. O texto, que busca garantir a estes profissionais os direitos trabalhistas previstos em lei, é assinado pelo deputado Dionísio Lins (PP). 

Além de definir os requisitos básicos para a atividade, como habilitação, curso de direção defensiva e mecânica básica e certificação específica, o projeto estabelece garantias como piso salarial e aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, entre outras. Lins aposta que estas medidas reduzirão os casos de exploração destes profissionais, como a cobrança de diárias. “Não é justo que empresas constituídas realizem a cobrança de diárias para os condutores auxiliares. Muitos profissionais, sem vínculo trabalhista, sofrem imensamente”, diz a justificativa assinada pelo parlamentar. 

O projeto foi aprovado com emenda que limita a necessidade do uso de taxímetro, prevista no texto original, aos táxis que circulam em cidades com mais de 50 mil habitantes.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário