quinta-feira, 14 de junho de 2012

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE ABERTURA DE PAVILHÃO NA RIO+20‏

Foi aberto oficialmente, nesta quarta (13), o Pavilhão Casa Brasil, localizado no Parque dos Atletas, no Rio Centro, zona Oeste da cidade do Rio, parte integrante da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O espaço, o maior do parque, com quatro mil metros quadrados, vai abrigar programas e projetos dos ministérios e órgãos do Governo brasileiro e atividades como debates e palestras. A inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB), além da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de ministros, do secretário-geral da conferência, Sha Zukang, e de deputados federais e estaduais.

A Alerj montou um estande no pavilhão, onde serão distribuídos jornais e panfletos com informações sobre as ações do Parlamento fluminense em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. “A Assembleia tem realizado audiências públicas, vistorias e consultas a especialistas para lidar com esses assuntos. Além disso, temos uma extensa produção de leis que buscam valorizar a preservação do verde em nosso estado. Somente com relação à reciclagem, por exemplo, existem 29 normas que regulam essa atividade em solo fluminense. Nossos panfletos mostrarão isso aos visitantes da Rio+20, além de falar sobre aterros sanitários e recursos naturais”, informou Paulo Melo.
 
A Alerj conta com comissões que discutem o desenvolvimento sustentável: duas permanentes, de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental, e uma de representação, que representa o Parlamento em atos externos, para assuntos referentes à Rio+20, além de debates ambientais promovidos pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado. A Comissão Especial criada para debater o legado dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016 também incluiu a preocupação com o meio ambiente em suas discussões. Já o uso desordenado do solo na Região Serrana deu origem à criação de outras duas comissões: uma CPI que apurou as responsabilidades na tragédia causada pelas chuvas, finalizada em 2011, e uma comissão de representação para cuidar das ações sugeridas nessa CPI.
 
Dilma na Casa Brasil
 
Durante o seu discurso, a presidente Dilma Rousseff lembrou que o Pavilhão Casa Brasil servirá para “mostrar um pouco do que o País fez pelo desenvolvimento sustentável nos últimos anos”. “Aqui, todos poderão conhecer nossos avanços em termos de desenvolvimento econômico, distribuição de renda e inclusão social, mas sempre com a consciência de que se deve integrar o meio ambiente em nossas ações, pois ele não é um adereço. Queremos preservar e conservar”, disse. Dilma lembrou ainda que, desde 2004, o desmatamento das florestas brasileiras diminuiu 77%.
 
“Temos 45% da nossa energia decorrentes de fontes renováveis, e a nossa agricultura tem uma imensa capacidade de sustentabilidade. Queremos um crescimento que respeite nossa população, os seus direitos e a cidadania. Nosso País tem uma economia que cresceu em uma década 40%, 18 milhões de empregos formais foram criados nos últimos 10 anos e 40 milhões de brasileiros foram elevados à classe média. Este País quer discutir e não tem a pretensão de ter todas as respostas, mas quer mostrar soluções possíveis” afirmou a presidente da República.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário