A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio(Alerj), que é presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), vai fazer vistorias nas lojas da Etna e Tok & Stok, que vendem móveis e objetos de decoração. O objetivo é analisar a forma como se organizam a disposição dos produtos, entrada e saída de clientes. De acordo com reclamações recebidas pela comissão, a configuração interna das lojas impede que o consumidor vá direto ao produto que procura. O cliente é obrigado a fazer um verdadeiro tour pelos estabelecimentos tanto para encontrar o produto de que necessita quanto para chegar à saída, o que no entender da comissão configura estratégia de marketing para induzi-lo a comprar. Além disso, compromete a segurança, pois as rotas de escape de emergência devem ser sinalizadas, preservadas e desobstruídas – o que não ocorre.
A presidente da comissão explicou que a visita será feita com a presença de especialistas da Defesa Civil. “Nós avaliaremos os locais e faremos sugestões de modificações, apontando o que deverá ser mudado para garantir mais segurança aos clientes, principalmente em casos de emergência, quando os locais devem ser esvaziados rapidamente”, explicou Cidinha.
As visitas fazem parte de um acordo entre a comissão e as lojas, realizado na última quinta-feira (18/11), na presença do juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 7ª Vara Empresarial. Com isso, a ação movida pela comissão da Alerj contra a Etna e a Tok & Stok fica suspensa por 60 dias. Se os estabelecimentos acolherem as mudanças na disposição interna das lojas, bem como aceitarem se adequar às normas de segurança estabelecidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, o acerto será homologado. Mas se não houver concordância das empresas, a ação será julgada e o juiz dará sua sentença.
“Nosso interesse não é fechar nenhuma loja, só queremos que elas proporcionem segurança a todos os consumidores”, frisou a deputada. As datas das vistorias ainda não foram definidas, pois dependem de agenda comum da comissão com a Defesa Civil e comunicação prévia às lojas.
Pedro Motta Lima
Comunicação Social da Alerj
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