terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EX-DEPUTADO JOSÉ GOMES TALARICO RECEBE ÚLTIMAS HOMENAGENS NA ALERJ

Autoridades, amigos e familiares prestam as últimas homenagens ao jornalista, ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Gomes Talarico, 95 anos, durante velório que acontece desde às 15h, no Saguão Presidente Getúlio Vargas, do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Talarico morreu nesta segunda-feira, às 8h30, de falência múltipla dos órgãos, no hospital Samaritano, no Rio, onde foi internado na tarde do último sábado. Segundo a família, seu estado de saúde se agravou após uma isquemia sofrida há 6 anos. O corpo será velado durante toda a noite e o sepultamento será nesta terça, às 9h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Ele deixa esposa, do segundo casamento, dois filhos e nove netos.


Autoridades como o ex-senador Saturnino Braga, os deputados Paulo Ramos, líder do PDT na Alerj, e Paulo Melo (PMDB), líder do Governo, assim como Celina Vargas, neta do ex-presidente, Getúlio Vargas, passaram pelo velório esta tarde na assembleia. “A paixão de Talarico era Getúlio. Ele era um ser humano extraordinário, um político fantástico, correto, idealista, um exemplo de vida tanto no campo pessoal como profissional, gostava de ajudar as pessoas e principalmente ao País”, declarou a viúva Francisca Talarico, 68 anos. Para Celina Vargas, Talarico reunia qualidades que são para serem transmitidas a várias gerações. “Tinha valores como coerência e patriotismo e uma visão de mundo fantástica”, descreveu.


Líder do PDT na Alerj, partido que Talarico ajudou a fundar, assim como o PTB, o deputado Paulo Ramos, fez questão de cumprimentar a família do ex-colega de partido. “Ele era um grande lutador social, pedetista histórico, que lutou pela democracia e justiça social”, disse o deputado. José Talarico, 56 anos, filho mais velho, do primeiro casamento, disse que o pai era um exemplo a ser seguido, que sempre priorizou a vida pública. Ana Carolina Talarico, 28 anos, filha do segundo casamento,
resumiu dizendo que “agradece ao pai por tudo o que ele representou para a família e para o País”.


Fundador do PTB, em 1945, do PDT, em 1980 e deputado estadual por dois mandatos, Talarico também participou da criação da União Nacional dos Estudantes, em 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou de manifestações a favor da entrada do Brasil no conflito. Já em 1950, participou da campanha de Getúlio Vargas para a presidência. Eleito deputado estadual em 1962 pelo PTB, foi assessor sindical do presidente João Goulart e foi deposto de seu mandato parlamentar em 1964. Colaborou
na formação da Frente Ampla, em 1966, movimento de oposição ao Governo militar que reuniu correntes políticas ligadas a Carlos Lacerda, Goulart e ao ex-presidente Juscelino Kubistchek, e manteve-se em contato com Goulart durante seu exílio, no Uruguai, tendo sido preso por diversas ocasiões.


Com o fim do bipartidarismo, participou, em 1980, da fundação do PDT, sendo eleito deputado estadual por este partido em 1982. Em 1984, assumiu uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado como conselheiro, onde aposentou-se em 1986. Em 1988, filiou-se ao PMDB. Era, ainda, membro diretor da Associação Brasileira de Imprensa. Talarico estava internado desde sábado no Hospital Samaritano, em decorrência de uma isquemia.


Comunicação Social da Alerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário