Presidente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Paulo Melo (PMDB) participou na manhã desta sexta-feira (4/02) da entrega de ambulâncias compradas pelo Governo do Estado em cumprimento a emendas parlamentares aprovadas no orçamento deste ano. Foram 43 municípios beneficiados. O evento marcou também o lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas cidades da região Serrana atingidas pelas chuvas. Na cerimônia de entrega das chaves, que aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro, estavam presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado.
O presidente a Alerj destacou a importância da parceria do Legislativo com o Executivo para o cumprimento das emendas que beneficiam a população do Estado. “O governador estabeleceu um novo conceito de parceria com o parlamento”, afirmou. Para o primeiro vice-presidente da Alerj, deputado Edson Albertassi (PMDB), que presidiu a Comissão de Orçamento na última legislatura, a solenidade representa o respeito que o Governo tem com os parlamentares. “A Alerj atendeu a todos os 92 municípios do Estado com emendas feitas na última legislatura. Esta foi uma chance de mostrar à população que estes entendimentos dão certo, para o bem do interesse público”, declarou Albertassi. Também participaram da entrega das ambulâncias os deputados Sabino (PSC), Christino Áureo (PMN) e Inês Pandeló (PT).
Foram entregues na cerimônia 38 ambulâncias a municípios como Nova Iguaçu, Mesquita, Barra do Piraí, Macaé, Guapimirim e Cabo Frio, entre outros. Outras cinco ambulâncias adquiridas em cumprimento às emendas já haviam sido entregues aos municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis após a tragédia das chuvas no mês de janeiro. O evento marcou também o lançamento do Samu nestes municípios, com a entrega de mais duas ambulâncias do serviço para cada um deles. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o lançamento do serviço é mais do que uma simples entrega de equipamentos aos municípios. “O Samu representa a estruturação de toda uma rede de atendimento de urgência e emergência na região Serrana”, destacou.
O ministro ainda anunciou a criação de um moderno instituto de oncologia na cidade de Nova Friburgo, sugerido pelo secretário Sérgio Cortes, que funcionará como um hospital de referência não só para o tratamento do câncer, mas também para outros serviços, como fisioterapia e tratamentos de reabilitação. Padilha também adiantou que o Governo Federal decidiu criar uma Força Nacional de Resgate, formada por uma rede de médicos, bombeiros, Forças Armadas, hospitais universitários e voluntários para atuar em situações de desastres como o que ocorreu na região Serrana do Rio.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário