quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sambistas apresentam propostas na câmara.

Presidida pelo vereador Paulo Bagueira (PPS) na noite desta quarta (11), audiência de revitalização do carnaval fez com que o plenário e galerias da câmara municipal de Niterói, lotados, fizessem inveja aos grupos mais organizados do mundo. Enquanto que naquela casa em outras audiências os ditos grupos da elite promovessem tumulto e não chegasse a lugar algum, pois os sambistas até hoje são tratados como sub-raça, os sambistas com paciência e educação ouviram e apresentaram propostas as autoridades presentes.

Ao inicio da audiência foi realizado uma homenagem a componente do Bloco Saias na Folia morta na ressaca no fim de semana, MARINA PRATES LOURENÇO, com um minuto de silencio e entrega de monção a presidente do bloco, Rita Dirr.
O presidente da Fundação de Artes de Niterói, Marcos Sabino, diretor financeiro da Neltur, Luiz Antônio Desmarais, representaram o executivo e também presentes alem do vereador Carlos Magaldi (PP), os vereadores João Gustavo (PMDB) e Waldeck Carneiro (PT), todos em seus discursos declararam vontade e interesse em ajudar e unir forças pela cultura do carnaval da cidade.

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, Ito Machado, apresentou proposta com ingresso das verbas para o carnaval no orçamento anual da cidade e transferência dos desfiles para Av. Amaral Peixoto, tendo o apoio de todos os representantes das agremiações, além das propostas de Ito Machado, os presidentes do Bloco Saias na Folia e da Escola de Samba Sabiá, Rita Dirr e Jhonatam Anjos, também apresentou propostas de ser criado um conselho do carnaval com participação do poder público e civil, espaço de eventos para todas as agremiações, como uma rua ou bairro do samba, abrigo de alegorias e um plano de organização em longo prazo.

O presidente da Cubango, Olivier Pelé, presente cobrou informações sobre a lei de incentivo a cultura municipal e foi informado pelo vereador Waldeck, que foi vetado pelo prefeito, Pelé aproveitou para agradecer pela torcida da Cubango e disse está entrando no Ministério Público para anular o resultado do carnaval do grupo de acesso do Rio, por através de laudo grafotécnico ter provas da adulteração dos resultados em 2011.

Camilo Borges – Repórter e apresentador

Nenhum comentário:

Postar um comentário