terça-feira, 14 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE O RIO PARAÍBA DO SUL JÁ FOI VISTA POR 4 MIL PESSOAS

A exposição itinerante “Paraiba do Sul: um rio de histórias” chegou à cidade que tem o mesmo nome do caudaloso rio que abastece mais de 30 cidades entre os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. Promovida pela Alerj, a mostra, que já foi vista por cerca de 4 mil pessoas nas últimas cidades por onde passou – Vassouras, Barra do Piraí e Pinheiral –, permanece até o próximo domingo (19) no saguão da Câmara de Vereadores de Paraíba do Sul.

“É um presente da Casa legislativa estadual para a nossa cidade. Uma forma de respeito e homenagem à população paraibana, que tanto preza pela cultura. Somente no primeiro dia recebemos cerca de 350 visitantes, um excelente resultado”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Paulo Celso de Azevedo, o Jacaré, que visitou a mostra nesta terça (14).

“Essa exposição é essencial para a conscientização ambiental. Precisamos conservar o que temos, é uma obrigação, mas essa consciência deve ser rotineira. Levar a exposição para outros municípios aperfeiçoa esse processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente”, considera o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Paraíba do Sul (Fundac), Lígia Vaz, o papel informativo da Alerj no interior é de grande importância. “Sentimo-nos agraciados porque ganhamos um instrumento de conscientização, através de uma visão de beleza do nosso paraíba. É possível, através da imagem, conscientizar e alertar os jovens para a real situação do rio. É uma forma de gritarmos em silêncio, usar a imagem, para que não poluam o rio e nem desperdicem água”, alertou.

A exposição apresenta o material produzido pelo fotógrafo da Diretoria de Comunicação Social e Cultura da Alerj, Rafael Wallace, e pelo jornalista Romildo Guerrante, com o objetivo de alertar o povo fluminense sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural do estado, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de cidadãos. Esta exposição é um alerta sobre a importância deste rio, que cruza 37 municípios. Além disso, a mostra pretende ser um alerta sobre a necessidade de cuidarmos deste patrimônio natural.

O rio Paraíba do Sul, o mais importante do estado, é fonte de água, trabalho, alimento, energia e lazer para milhões de cidadãos, nos 500 quilômetros de seu percurso em terras fluminenses. A cidade de Três Rios receberá a exposição entre os dias 20 e 26 de junho.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário