segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BIÓLOGOS SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE NA ALERJ

Os biólogos brasileiros foram homenageados nesta segunda (19) durante sessão solene realizada no Auditório Senador Nelson Carneiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi feita pela deputada Aspásia Camargo (PV) como parte das comemorações pelo Dia do Biólogo, celebrado em 3 de setembro. A deputada entregou moções de aplauso, louvor e congratulações a biólogos presentes na cerimônia, como o pesquisador Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo Aspásia, a ciência é fundamental para o desenvolvimento sustentável. "Os cientistas são a nossa esperança e o nosso caminho. Temos que nos juntar para pautar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece no próximo ano", destacou.

Aspásia manifestou a vontade de criar um grupo de trabalho com a participação de biólogos para discutir pautas para a conferência. "O Brasil possui 13% da biodiversidade mundial, e isso deve ser usado no desenvolvimento da biotecnologia", afirmou. Diretor do Conselho Regional de Biologia, Newton Dias Lourenço colocou-se à disposição para participar do grupo de trabalho. Newton falou do desenvolvimento da área desde que ela foi reconhecida como profissão, em 3 de setembro de 1979, data que marca até hoje o Dia do Biólogo. "Quando comecei na Biologia a imagem era de professor, fiscal da natureza. Hoje ela se desenvolveu e se divide em três grandes àreas, que são a biotecnologia, saúde e meio ambiente", ressaltou.

Um dos principais homenageados, o biólogo e neurocientista Stevens Rehen falou dos principais desafios da área no País. "Já somos o décimo terceiro país em termos de produção de conhecimento, mas precisamos transformar isso em inovação, novas terapias, produtos", afirmou. Stevens destacou a importância da homenagem recebida. "Ainda falta prestígio para a profissão, que não tem sua importância percebida pela sociedade brasileira", pontuou. Na homenagem estavam presentes ainda o membro do CRBio, Marcelo Cunha, e o professor e chefe do departamento de Biologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Celso Sanchez.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário