quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESTUDO DA UERJ APONTA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS ESPORTIVAS NO ESTADO

Um estudo produzido pelo Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de mapear as práticas esportivas no Estado mostrou grande variedade de modalidades sendo oferecidos nos municípios do Estado, apesar de problemas de infraestrutura. Os dados preliminares do estudo foram apresentados durante reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, realizada nesta terça (20) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Diretor do instituto e responsável pelo estudo, Glaucio Marafon falou sobre as surpresas positivas encontradas. “Constatamos várias situações que nos surpreenderam, como a grande oferta de esportes de luta no interior do Rio”, relatou.

O estudo, que ainda está em fase de desenvolvimento, será a base para a confecção do Caderno de Esportes do Fórum, documento que vai buscar orientar políticas públicas no setor, como explicou o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento, deputado Paulo Melo (PMDB). “O que pretendemos fazer com esta publicação é identificar toda a capacidade desportiva dos nossos municípios, para fomentar e difundir estas práticas e ajudar com a captação de recursos e o desenvolvimento de projetos”, afirmou o deputado. “Teremos nos próximos anos, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, oportunidades únicas de desenvolver o esporte, que talvez não se repitam durante muito tempo”, completou.

No encontro, do qual participaram secretários de Esporte de cerca de 50 municípios, foi apresentado o mapeamento produzido pela Uerj mostrando as principais vocações esportivas de cada um dos 92 municípios do Estado. O professor Gláucio Marafon ressaltou o caráter preliminar do estudo apresentado, e destacou a importância da participação dos municípios na continuidade do estudo, para que o mapa definitivo possa ser montado. Marafon falou, ainda, das principais necessidades encontradas. “Ficou claro que é necessário criar uma unidade entre estes municípios para a captação de recursos, para que eles possam ofertar mais práticas esportivas”, destacou, afirmando que foram identificados problemas de manutenção e falta de equipamentos esportivos na maioria dos municípios.

Secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha afirmou que o Caderno de Esportes será publicado até o final deste ano, e que o principal objetivo é aproveitar a oportunidade criada principalmente pelos Jogos Olímpicos para o desenvolvimento de políticas públicas. “O estudo da Uerj vai integrar o caderno, que será produzido pensando de que maneira será criado um legado para o Estado, como uma contribuição para se pensar políticas públicas de esporte nos municípios, aproveitando o espírito olímpico”, afirmou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário