quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TIRADENTES PODERÁ GANHAR PERFIL NO LIVRO DOS HERÓIS DO ESTADO

Mártir da Inconfidência Mineira que entrou para a história com a alcunha de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier poderá integrar o Livro dos Heróis do estado do Rio. Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta (07), o projeto de lei, em que a deputada Inês Pandeló (PT) inclui Tiradentes no livro também criado por proposta sua. Aprovado em primeira discussão, a inscrição de Tiradentes no livro, que fica exposto na Alerj, foi defendido pela autora em plenário. “Ela dá sequência a outras homenagens, como a que deu o nome de Tiradentes ao palácio sede do Parlamento”, lembrou.

A deputada justifica a escolha lembrando que o mártir da Inconfidência Mineira esteve preso na cadeia que funcionava onde hoje está erguida a sede da Alerj, o Palácio Tiradentes. “Tiradentes é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sendo considerado Herói Nacional”, complementa.

Os perfis que integram o Livro dos Heróis são propostos pelos parlamentares através de projetos de lei. Desde a criação do livro, foram aprovadas as inscrições do casal de quilombolas Manuel Congo e Marianna Crioula e o escritor cabofriense Antônio Gonçalves Teixeira de Souza.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário