terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vai mais uma vez faltar água em Niterói

A Águas de Niterói informou, ontem, que o abastecimento de água em Niterói será suspenso por 24 horas, a partir das 5h desta quarta (08). A interrupção se dará por conta de uma obra, que será realizada pela Cedae no Sistema Imunana-Laranjal, para aumentar a vazão de água para a região. A previsão de normalização no abastecimento é de até 48 horas, após o retorno da vazão.

Durante as 24 horas de paralisação do abastecimento de água para Niterói, a principal intervenção será a interligação do novo trecho de adutora de água bruta, com cinco quilômetros de extensão, que abastece a Estação de Tratamento de Água de Laranjal, operada pela Cedae.

A Águas de Niterói pede que a população economize água e evite o desperdício. A Concessionária informa ainda que disponibilizará carros-pipa para os serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, creches e escolas.

São Gonçalo e região

A Cedae solicita aos moradores de São Gonçalo, Itaboraí e Ilha de Paquetá, atendidos pelo Sistema Imunana-Laranjal, que economizem água e evitem desperdícios até 48h após o término dos serviços. Apesar de mais de 95% do abastecimento estar normalizado até algumas horas após o reinício da produção, algumas regiões e problemas pontuais podem ocorrer até sexta (10), quando o abastecimento estará totalmente normalizado. “Já ampliamos, no final de 2011, a oferta de água para São Gonçalo de 4.000 litros por segundo para 5.800 litros. Agora, com a interligação deste trecho, a Estação, que atualmente produz cerca de 500 milhões de litros por dia, vai receber um acréscimo diário de, aproximadamente, 52 milhões de litros.

Esta é a segunda e penúltima etapa da obra, com extensão de 15 quilômetros que, ainda este ano, conclui o projeto de ampliação da oferta de água para São Gonçalo em 60%, chegando a uma produção de 7 mil litros por segundo”, explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer. Ainda segundo Victer, após a interligação, a Cedae colocará em teste o aumento da produção para, em algumas semanas, ter a melhoria no abastecimento de forma definitiva. O pacote de obras do governo do estado para aumento da oferta de água em São Gonçalo está colocando em operação investimentos da ordem de R$ 400 milhões.

As obras incluem ainda a entrada em operação, no final do ano passado, do reservatório do Colubandê, com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água, que foi construído há cerca de 12 anos, mas nunca havia sido utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário