A Comissão Especial do Legado dos Eventos Esportivos de 2014 e 2016 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai produzir um mapa com as principais intervenções em andamento no Estado, visando os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. O colegiado, presidido pelo deputado Nilton Salomão (PT), apresentou em reunião realizada nesta quarta (14), na Alerj, a parceria firmada com o Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Ethos com o objetivo de elaborar o material. “O mapeamento vai servir tanto para a população ter conhecimento do que está sendo feito quanto para o próprio Governo, e é muito importante para o acompanhamento que a Casa está fazendo”, destacou o petista.
Segundo Salomão, o chamado Mapa do Legado será totalmente interativo e aberto ao público, que poderá acessá-lo pela internet, clicar em cada investimento, obra ou projeto e ter acesso à descrição da intervenção, orçamento, objetivo, cronograma e responsáveis, entre outras informações. Professora do Igeo-Uerj, Andrea Acioli apresentou a metodologia do estudo, que será desenvolvido a partir da análise de quatro áreas principais. “Vamos trabalhar com as regiões de Deodoro, Barra da Tijuca, Maracanã e Centro, que serão os locais onde vão acontecer as principais intervenções para as Olimpíadas de 2016 e Copa do Mundo de 2014”, explicou. Segundo Andréa, o mapeamento terá início pelo Maracanã, englobando ainda os bairros do entorno e projetos como as Unidades de Polícia Pacificadora, além de melhorias nas estações de metrô e trem da região.
Coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Rita Lamy acrescentou que o mapeamento vai incluir investimentos e ações em oito áreas diferentes: economia; transportes; turismo; meio ambiente; segurança; desenvolvimento humano; instalações urbanas e esportivas e moradia. “Em economia, por exemplo, vamos levantar dados de previsão orçamentária e execução destes orçamentos, tanto públicos quanto privados. Sabemos que não vamos encontrar tudo isso, mas é importante identificar quais são as lacunas para que possam ser preenchidas”, declara Rita. A Comissão do Legado volta a se reunir no próximo dia 21, quando serão recebidos representantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário