quarta-feira, 14 de março de 2012

Itaboraí capacita alunos da Cruz Vermelha para Semana Contra Tuberculose

A secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí, através do Programa de Controle da Tuberculose, realizou na manhã desta quarta (14) palestra de capacitação para alunos da Escola Técnica de Enfermagem da Cruz Vermelha. Eles atuarão na Semana de Luta Contra a Tuberculose, que começa na próxima segunda (19), e segue até o dia 23 de março.

Durante o curso foram exibidos vídeos sobre doença e orientações aos alunos para abordagem dos cidadãos e como alertá-los para os perigos da tuberculose mal curada. “Nossa intenção é deixar a população cada vez mais esclarecida, pois assim podemos prevenir e, em caso de sintomático, encaminhá-lo para fazer um diagnóstico precoce. A tuberculose é uma doença tratável e curável”, disse Maria José Pereira, coordenadora do programa no município.

A doença é causada pelo Bacilo de Koch e transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro, de pessoa para pessoa. O contágio não ocorre por meio de pratos, talheres, roupas de cama, toalhas ou vaso sanitário que a pessoa doente venha utilizar. É considerado sintomático respiratório todo aquele que apresenta tosse por três semanas ou mais.

Se seguido corretamente, o tratamento dura seis meses em média. Os remédios são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, que recomenda que cada usuário seja supervisionado pelos profissionais de saúde, para evitar abandono do medicamento. Já durante o tratamento, dependendo do estado de saúde, a pessoa já pode voltar a trabalhar e ter uma vida normal.

Ascom PMI
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário