A Coordenação dos Direitos das Mulheres de Niterói promove durante o mês de março um ciclo de debates na Câmara de Vereadores para estimular as mulheres a terem uma maior participação na vida política do município. O evento, dividido em quatro módulos com encontro sempre às segundas-feiras, no horário das 18 horas, traz ao plenário do legislativo da cidade, profissionais, dirigentes partidários, servidores públicos e especialistas em temas ligados à legislação eleitoral e a conquista do voto.
O primeiro dos quatro encontros aconteceu na noite da ùltima segunda (5), onde a presidente do diretório do PC do B do Rio de Janeiro, Ana Rocha e a deputada estadual, também do PC do B, professora Rejane falaram sobre o processo político eleitoral. “Estamos organizando este ciclo de debates em forma de seminário para que as mulheres de Niterói possam se aprofundar um pouco mais sobre o sistema político e, caso tenham interesse em participar das eleições deste ano, terem conhecimento sobre a legislação eleitoral que é muito cheia de nuances. A cidade precisa ter uma representante do sexo feminino”, afirma Satiê Mizubuti, coordenadora municipal dos direitos das mulheres de Niterói.
Na próxima segunda (12), o debate vai girar em torno da propaganda eleitoral, de como deve ser o comportamento das candidatas no dia da votação e como funciona a justiça eleitoral. Participa deste debate a socióloga, Adriana Mota, coordenadora executiva da superintendência dos direitos da mulher do Estado do Rio de Janeiro. A mediação será feita pela ex-vereadora de Niterói, Sonia Saturnino Braga.
Já no dia 19, também às 18 horas, será debatida a participação política das mulheres e forma a mesa de debates a coordenadora da Codim de Niterói, Satie Mizubuti, acompanhada de Delaine Martins Costa, representante do conselho estadual dos Direitos da Mulher e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, tendo como mediador o professor Herdy Alves, da Universidade Federal Fluminense.
Fechando o evento, no dia 26 de março, o tema será a Evolução da Condição Feminina na Sociedade Brasileira, reunindo no plenário da Câmara, a delegada Marcia Noeli Barreto, diretora da divisão de policia de atendimento à mulher, que falará sobre a violência de gênero e a opressão das mulheres na sociedade, fazendo um relato da sua experiência frente à polícia civil do Rio de Janeiro. No mesmo dia, a professora e historiadora da Universidade Federal Fluminense, Ismênia de Lima Martins fará uma breve história da trajetória da luta das mulheres no Brasil, encerrando os quatro encontros que fazem parte das comemorações do mês da mulher em Niterói.
Os debates acontecem na Câmara de Vereadores de Niterói que fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro de Niterói
Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário