O presidente da
Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,
deputado Robson Leite (PT), destacou, nesta terça (21), durante a
abertura do “V Fórum ABA-Rio de Marketing Cultural: o momento da
cultura no Brasil”, que a cultura não deve ser vista apenas como a
identidade de um povo, mas, sobretudo, como elemento para a geração
de emprego e de renda. “Eu sonho com o dia em que os governos,
sejam municipais ou estadual, passem a ser capazes de promover
desenvolvimento econômico sustentável não só gerando identidade
cultural de uma região, mas dando trabalho e produzindo recursos
para cada cidade e para o estado”, reforçou.
Já a diretora do
Departamento de Cultura da Casa, Melissa Ornelas, frisou que a Alerj
tem trabalhado para que a sede do Poder Legislativo possa ser
reconhecida como espaço de turismo cultural e de artes para o povo
fluminense. “Promovemos eventos nas diversas modalidades de arte e
trouxemos para o Palácio Tiradentes cerca de 25 mil visitantes neste
primeiro ano de atividades. Nossa meta é continuar firmando
convênios e parcerias para encontros artísticos, culturais e de
entretenimento”, informou.
Um vídeo produzido
pela TV Alerj foi exibido na abertura do evento, no Teatro Nelson
Rodrigues, Centro do Rio. Nele, constam os projetos de cultura da
Casa e os resultados obtidos a partir da abertura do Palácio
Tiradentes para a exposição permanente “Lugar de memória do
Parlamento brasileiro”, passando por eventos musicais, exposições
de artes plástica e mostras fotográficas. “Pelo seu indiscutível
valor histórico e beleza arquitetônica, o Palácio Tiradentes tem
recebido, diariamente, turistas de várias partes do mundo. Daí, a
preocupação de mantermos guias que conhecem três idiomas
diferentes”, assegurou o coordenador da exposição permanente,
Márcio Romão.
Na abertura do evento,
o presidente da Associação Brasileira de Anunciantes,
Sérgio Azevedo, participou do painel “Entendendo as leis e seus
benefícios”. A diretora da Agência Nacional do Cinema,
Vera Zaverucha, e o diretor de Incentivo à Cultura do Ministério da
Cultura, Kleber Rocha, falaram sobre a importância do uso correto da
Lei Rouanet. Já a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de
Livros, Sônia Jardim, discorreu sobre o mercado de livros no
País.
O “V Fórum ABA-Rio
de Marketing Cultural: o momento da cultura no Brasil” está sendo
produzido pela ABA-Rio e visa a destacar o conjunto das atividades
essenciais ao marketing cultural, incluindo a análise de estratégias
vencedoras, modelos de gestão, legislação e apresentação de
casos práticos de sucesso de investimentos. O objetivo é atingir
executivos e profissionais que atuam nas áreas de marketing e
comunicação de empresas que investem em marketing cultural.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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