quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SISTEMA AQUAVIÁRIO GANHA NOVAS BARCAS E MAIS 1.600 LUGARES EM 2012‏

O sistema aquaviário do estado passará a contar com 1.600 novos lugares até o fim deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da CCR Barcas, Márcio Roberto de Moraes, durante audiência pública realizada, nesta terça (21), pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criada para acompanhar a auditoria nas barcas, presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT). Segundo Moraes, duas embarcações estão em fase final de negociação, com uma empresa em Hong Kong, e, até o final de 2012, deverão entrar em operação. “Temos a obrigação de fornecer mais 1.600 lugares nos horários de pico no trecho entre as cidades do Rio e Niterói. Por isso, a urgência de se trazer novas embarcações”, disse.

Atualmente, 19 barcas fazem o transporte de cerca de 100 mil usuários no estado. Palmares salientou a importância de se valorizar também as linhas de Paquetá e da Ilha do Governador. “As embarcações e as melhorias que estão previstas não contemplam esses bairros. Não podemos esquecer que Paquetá é uma ilha e depende exclusivamente do transporte aquaviário. A comissão vai continuar cobrando”, afirmou o petista.

A subsecretária de Estado de Transportes, Tatiana Carius, informou que o Executivo lançou um edital no último dia 9 e que o processo que envolve a licitação será finalizado em 40 dias. “Esse edital prevê a compra de mais nove novas embarcações. Será feito um investimento de R$ 277 milhões, de um empréstimo obtido junto ao Banco do Brasil e que será aplicado na compra dessas barcas, além da reforma das atuais”, apontou. Ela disse ainda que a auditoria prevista na Lei está em fase de finalização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e que os seus resultados serão entregues à comissão da Alerj.

Conselheiro da Agência de Serviços Públicos Concedidos de Transportes, Herval Barros de Souza lembrou que a CCR Barcas, novo controlador do sistema aquaviário no estado, tem uma capacidade maior de investimentos do que a antiga Barcas S/A. “São necessárias muitas melhorias. As linhas precisam ser modernizadas, assim como as embarcações, os terminais, os acessos e as catracas eletrônicas. E a expectativa é que, com essa nova concessionária, haja um comprometimento maior”, avaliou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

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