quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANUNCIA RECUPERAÇÃO DE ESCOLAS‏

O subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação, Zaqueu Ribeiro, afirmou que 50 unidades escolares da rede estadual, que se encontram em situação precária, passarão por intervenções de recuperação da parte física até o final de 2014. O anúncio foi feito nesta quarta (11), durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. “Estamos com um planejamento de recuperar as 50 piores unidades. Esse planejamento está sendo montado neste ano para que a execução aconteça já em 2014. Vamos atuar nessas escolas e a nossa certeza é que ao recuperar essas escolas vamos melhorar consideravelmente esse quadro atual”, garantiu Ribeiro.

Segundo avaliação feita pela Empresa de Obras Públicas, das 1.300 escolas da rede, 12% estão em ótimas condições, 36,4% em boas condições, 34% regulares, 17% ruins e 0,6% estão em péssimas condições. Segundo o subsecretário, os problemas são diversos. “Esse é um legado de alguns anos que essas unidades ficaram sem intervenção alguma e isso prejudicou muito. Temos problemas com telhados, parte elétrica, piso, entre outros”, comentou.
O presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), disse que espera que o Governo dê mais atenção às escolas que tiveram avaliações ruins. “Estamos falando de 17% de uma rede de 1.300 escolas, isso representa mais de 200 unidades. Escolas onde o dia a dia de educadores e alunos é de desconforto completo. O que se espera é que o espaço seja de dignidade, compatível com o que se espera de um projeto de formação, de educação. Estamos pressionando porque o esforço do Governo ainda não é o suficiente, esperávamos que 100% das escolas do estado tivessem a dignidade mínima para o seu funcionamento”, salientou o parlamentar. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário