quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ATO PÚBLICO MARCARÁ HOJE REESTRUTURAÇÃO DA PRAÇA DA REPÚBLICA

Um grande ato cultural vai marcar o lançamento do Projeto de reestruturação da Praça da República, localizada no Centro da cidade, entre os prédios históricos da Câmara dos Vereadores, do Palácio da Justiça e da Biblioteca Pública Estadual. O evento desta quinta (14) está marcado para começar às 15 horas, com apresentação das bandas do Colégio Plínio Leite e do Henrique Laje, com participação de alunos da Escola Municipal Alberto Torres, que está comemorando 25 anos de criação.
Após o evento será inaugurada na sede da Academia Fluminense de Letras a exposição “Memórias de Niterói”, marcando os 60 anos de fotografia do jornalista Carlos Ruas. A Fundação de Artes de Niterói vai distribuir uma obra editada pela Niterói Livros sobre a história da praça que marca o movimento republicano no antigo estado do Rio e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual. O Projeto de Revitalização é uma parceria entre a AFL, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Niterói.
O ex-prefeito de Niterói, Waldenir de Bragança, que preside a AFL, conseguiu que a Prefeitura iniciasse a recolocação das placas indicativas com o nome dos patronos republicanos que formam o monumento central. Ali estão os imortais da AFL Benjamin Constant, Silva Jardim e Quintino Bocaiuva. “Procurei o presidente do Legislativo, Paulo Bagueira, e ele, de imediato, abraçou a ideia. Esse conjunto arquitetônico de tanta importância histórica não podia ficar abandonado como estava”, disse Waldenir. O presidente da Câmara ressaltou que o Legislativo estará “sempre aberto a apoiar propostas que incentivam a memória cultural, política, arquitetônica e sentimental de Niterói”.

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário