quarta-feira, 12 de março de 2014

COMISSÃO CONSIDERA POSITIVA NOVA METODOLOGIA DO EJA NO ESTADO‏

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt (PPS), classificou como positivo o novo projeto de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação, apresentado por representantes da pasta nesta quarta (12). “Houve uma reorganização curricular e uma modernização no olhar da secretaria para esse aluno, com relação ao seu estudo. A presença do meio acadêmico na elaboração de todo esse projeto pedagógico também é um ponto bastante positivo, é um sinal de que estamos começando a olhar de forma diferente esse passivo social brasileiro”, destacou o parlamentar.

A superintendente pedagógica da Secretaria, Carla Bertânia, disse que o projeto Nova EJA foi desenvolvido em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado, e implantado em 2013 em todas as escolas que ofertam a modalidade no Ensino Médio. “A proposta foi elaborada com metodologia e currículos específicos, material didático próprio, recursos multimídias e aulas dinâmicas, um método para ser trabalhado com alunos em defasagem idade/série”, explicou Carla.
Ela disse, ainda, que a formação de professores foi intensificada e que os docentes recebem formação específica para atuar no projeto. O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. “A primeira turma do Nova EJA conclui o curso no fim deste ano e  a expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa”, acrescentou. A carga horária do projeto foi ampliada de 1.200 horas para 1.333 horas ao ano. Em 2015, o programa será estendido ao Ensino Fundamental. 

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário