segunda-feira, 17 de março de 2014

SOLENIDADE CELEBRA OS CINCO ANOS DA OPERAÇÃO LEI SECA‏

Mais de 20 mil vidas foram salvas no Rio de Janeiro desde que a Operação Lei Seca teve início em todo o estado, há cinco anos. Para comemorar o aniversário e os bons resultados, o fundador e primeiro coordenador-geral da iniciativa, deputado Carlos Alberto (PMN/RJ), entregou 270 medalhas do Mérito da Vida aos responsáveis pela operação, entre funcionários do Departamento de Estradas do Rio, agentes da Operação Lei Seca e integrantes do poder público envolvidos no projeto, durante solenidade no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda (17).
O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), que também foi homenageado com a medalha, abriu a cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa. “A Lei Seca me fez muito mais consciente no trânsito. Agradeço pelos meus filhos, pelos meus netos, pelos filhos dos meus amigos, pelas pessoas que tiveram oportunidade de salvar suas vidas em função desse projeto. Hoje pais e mães dormem com mais tranquilidade, mesmo sabendo que seus filhos estão na rua”, disse Melo.

Para o deputado federal Carlos Alberto, o objetivo de salvar vidas vem sendo alcançado. Segundo ele, no Brasil, 60 mil pessoas morrem por ano, 500 mil ficam feridas, 230 mil são internadas em hospitais e R$ 40 bilhões são gastos, anualmente, com tratamentos em decorrências desses acidentes. “Esse dinheiro poderia ser usado na educação, na saúde, na segurança pública”, apontou o parlamentar. A operação começou em março de 2009, depois da regulamentação da Lei, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei de restrições ao uso de bebidas alcoólicas, de autoria do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). Coordenador de Educação da Operação Lei Seca, Moacir Monteiro lembrou que a fiscalização acontece todos os dias da semana e que junto a ela um trabalho de prevenção é feito. “São 33 cadeirantes vítimas da mistura álcool e direção que fazem um trabalho de conscientização, através de palestras e abordando pessoas nos bares, restaurantes e na rua, tentando mostrar para a população que o que aconteceu com eles pode acontecer com qualquer um”, enfatizou Monteiro.
A Lei Seca é formada por operações de fiscalização e prevenção, sem data, hora ou local pré-determinados, onde carros são parados aleatoriamente, e os documentos do veículo e do condutor, assim como o percentual alcoólico, através do bafômetro, são verificados. 

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário