segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PARLAMENTARES JUVENIS ASSUMEM MANDATOS NA ALERJ‏

Eles serão os donos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira (14). Diplomados nesta segunda (10), os 83 parlamentares juvenis, 24 reeleitos em suas cidades, participaram da abertura da 8ª edição do Parlamento Juvenil, em sessão plenária no Palácio Tiradentes. “Um surpreendente resultado. O que queremos é que o Parlamento Juvenil seja um elixir para o ingresso do jovem na atividade política, para que o jovem se interesse pela vida pública”, falou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), que os classificou como jovens transformadores. “Esta geração aqui pode mudar a vida das pessoas e de suas cidades”, destacou Melo.

Guilherme Manhães, de 15 anos, representante de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, foi eleito o presidente da Mesa Diretora que regerá os trabalhos do grupo pelos próximos quatro dias. “Sempre fui muito envolvido com política na minha cidade. Meu pai sempre apoiou candidatos. Vi que era uma forma de mostrar a minha voz e levar minhas ideias para todo o estado", afirma o estudante, que está no seu segundo mandato.

“Os parlamentares juvenis vão atuar como deputados, realizando audiências, debatendo e votando em plenário”, esclarece o coordenador geral do PJ-Alerj, professor Eduardo Nunes. 
Todos os jovens deputados deverão apresentar projetos de lei, podendo versar sobre qualquer tema, diferente de outras edições, onde apresentaram projetos nas áreas de  meio ambiente e educação.
Os jovens deputados foram eleitos entre os alunos de suas respectivas escolas e têm entre 13 e 18 anos de idade. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação desde a sua primeira edição, em 2003, o Parlamento Juvenil tem como objetivo incentivar o debate político entre os jovens estudantes da rede pública estadual, estimulando o sentido de cidadania e criando uma consciência crítica. Apenas os projetos de três parlamentares serão aprovados e encaminhados para apreciação do governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Confira os eleitos para a Mesa Diretora:

Presidente: Guilherme Manhães de Paula Caldeira (Casimiro de Abreu)
Vice-presidente: João Pedro da Costa Valente (São Pedro da Aldeia)
2º vice-presidente: Alex Leite Pereira (Pinheiral)
1º secretário: Jeferson da Silva Viana (São Fidélis)
2º secretário: Areza Zozimo Caputo Silva (São José do Vale do Rio Preto)
1º suplente: Jonathan Carlos de Souza Werneck (Seropédica)
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário