Participação no “PROGRAMA NOITE GUERREIRA” no dia 09/04/2010
“Olá, Sergio Luis, Fernando Chocolate e ouvintes do Noite Guerreira na rádio revolução fm, a radio que é louca por você! Eu que sempre trago noticias alegres, hoje, gostaria de não ter a missão de falar da cidade que com tanto carinho me abraçou. A cidade sorriso esta de luto e chora suas vitimas das chuvas desta semana. A chuva que começou na segunda feira as 18h00minh trouxe, a principio, transtorno com ruas e avenidas cheias, bueiros transbordando, carros boiando, transito caótico, mas, o pior ainda estava por vir com os desabamentos em varias comunidades, vieram abaixo, casas, comercio e igrejas, nas comunidades como o morro do estado, Beltrão, são Lourenço, ponta da areia, cavalão, Teixeira, caramujo.
E quando todos pensavam que o pior já havia passado, uma tragédia anunciada há 20 anos e que, hoje, é o filho feio, não tem pai. O morro do bumba, um lixão desativado, veio abaixo, e acredite meus amigos, uma casa já havia desabado mais cedo e os Bombeiros não conseguiram encontrar o corpo da vitima e não avisaram que os demais moradores corriam risco, isso mesmo, não avisaram.
Após a queda do morro, UFF, DEFESA CIVIL, PARTIDOS POLITICOS DE OPOSIÇÃO, URBANISTAS, MINISTERIO PUBLICO, TODOS, avisaram, mas, não tomaram nenhuma providencia com a ocupação desordenada do morro, lixão, e até por votos, fizeram obras de melhoria, construíram escola, liberaram alvará de funcionamento de comercio, projeto medico de família. E uma comunidade inteira cerca de 100 residências, uma pizzaria, uma escola municipal e uma creche sumiu isso mesmo, sem nenhum exagero, sumiram. Eu fui acompanhar as buscas por vitimas e o que impressiona e que não se vê escombros, tudo sumiu na avalanche de lixo que desceu, morro abaixo, as maquinas que procuram por vitimas, removem lixo, na encontram escombros de residências alguma. Enquanto estive por lá, três corpos de homens foram encontrados no meio do lixo, encobertos, um cheiro muito forte de gás metano produzido pela decomposição e um liquido parecido com esgoto escorre, segundo especialistas é chorume , também produzido pela decomposição do lixo. O trabalho de remoção e delicado porque o morro esta caindo mais, a cratera esta se ampliando. Esta noite uma escavadeira ficou atolada e por enquanto ela não pode ser retirada. São 132 mortos e mais de 3500 desabrigados e a defesa civil faz uma previsão de 200 mortos só aqui no Morro do Bumba.
Fica aqui o alerta e apelo, no Morro do Céu, existe um lixão, que funciona há 25 anos, será necessário uma nova tragédia? Continua chovendo por aqui e fica a esperança e expectativa de voltarmos a trazer boas e alegres noticias da cidade sorriso.
Quem quiser fazer doações aos desabrigados deve levar ao Clube Canto do Rio, que recebe doações 24h e também na quadra da Acadêmicos do Cubango, que alias esta com 24 famílias abrigadas, os dois centros de recolhimento, pedem, alimentos não perecíveis, leite em pó. Fraldas descartáveis, material de higiene pessoal, roupas e colchonetes. segue,
Sergio Luis com o PROGRAMA NOITE GUERREIRA.’
CAMILO BORGES – Repórter e Apresentador
Nenhum comentário:
Postar um comentário