Entidade pleiteia retomada dos desfiles na Avenida Amaral Peixoto. em Niterói, entre sábado e terça-feria de Carnaval.
A diretoria-executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) começou a definir o pré-plano de desfiles oficiais para o Carnaval de 2011. A festa prevê os desfiles de dezesete escolas de samba na segunda e terça-feira, treze blocos de enredo no domingo e doze blocos de enredo no sábado. Como o numero de filiados e de público aumentou muito, a diretoria da entidade pleiteia dos governantes a retomada dos desfiles na Avenida Amaral Peixoto, como no período áureo do Carnaval de Niterói, nas décadas de 70 e 80, quando a celebração era considerada a segunda melhor do país, depois dos festejos do Rio.
Os dirigentes da Uesbcn, em trabalho conjunto com a direção da Empresa Niterói Esporte, Lazer e Turismo (Neltur) - da prefeitura de Niterói - são responsáveis pela revitalização dos desfiles oficiais no Centro de Niterói, a partir de 2006. Desde então, a apresentação têm sido realizado na Rua da Conceição, com público médio diário entre 20 mil e 30 mil pessoas, entre desfilantes e público presente. A entrada é gratuita. A diretoria executiva da Uesbcn já está elaborando o projeto de infraestrutura - com localização de arquibancadas e instalação de sistemas de iluminação e som para a passagem das agremiações. O desfile seria realizado no trecho da Amaral Peixoto, entre a Rua Marquês de Paraná e a Visconde de Sepetiba.
Até o Setembro, a planta deverá ser apresentada às autoridades da prefeitura, segundo o presidente da Uesbcn, Ito Machado. A apresentação do pré plano de defiles foi feita na noite de terça-feira, em plenária envolvendo a diretoria executiva da Uesbcn e representantes de agremiações filiadas no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói.
Escolas - No pré plano da Uesbcn, o Grupo Principal, na terça-feira, ficaria com sete escolas - a tetracampeã Mocidade de Icaraí, Inocentes de Maricá, Sabiá, Grupo dos Quinze, Folia da Viradouro Souza Soares e Independente do Boaçu, melhores colocados no último Carnaval. Já o Grupo de Acesso teria outras dez agremiações : Unidos do Sacramento, Unidos da Região Oceânica, Bem Amado, Bafo do Tigre, União da Engenhoca, Tá Mole mas é meu, Garra de Ouro, Cacique da São José, Balanço do Fonseca e Unidos de Piratininga. O desfile seria realizado segunda-feira. União da Engenhoca foi a campeã do Primeiro Grupo. Garra de Ouro, Cacique da São José e Tá mole mais e meu foram promovidas e escolas por terminarem empatadas nesse Grupo.
Blocos - No Segundo Grupo, desfilam no domingo os blocos Unidos do Castro, Galo de Ouro, Araribloco, Comunidade Verde e Branca, Se não Guenta porque Veio, Fora de Casa, Virgílio Bragança,"Tá Rindo Por quê?" e Unidos de Jurujuba. Nessa mesma noite, desfilam também os Blocos de Primeiro Grupo - Mag Bloco, Grilo da Fonte, Banda Batistão e Ferimento Leve. No sábado, a apresentação será dos seguintes blocos de embalo: Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Preventório, Filhos da Pauta, Segundo Clichê Saias na Folia e Olodumaré.
Filiações - Durante a plenária de terça-feira, cinco novos blocos pediram filiação à direção da Uuesbcn: Experimenta (Ilha da Conceição), Alegria da Zona Norte (Fonseca), Unidos da Ciclovia (Piratininga), Unidos do Barro Vermelho (São Gonçalo) e Unidos do Maruí (Barreto). Além de analisar os pedidos, a diretoria da Uesbcn vai também atualizar o cadastramento de todas as agremiações filiadas, com a obrigatoriedade de registro de CNPJ na Receita Federal. "Se todas as agremiações filiadas cumprirem as exigências e mostrarem que tem condições de participar do desfile, posteriormente será definido o regulamento e o sorteio da ordem dos desfiles de escolas e blocos", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.
Sérgio Soares - Assessoria de Imprensa da Uesbcn
Nenhum comentário:
Postar um comentário