A Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose da Alerj vai solicitar ao governo a distribuição de vale-transporte para as vítimas da doença, já que muitas delas não têm condições de procurar tratamento adequado por falta de recursos. A tese foi defendida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), presidente da frente, durante encontro com a subsecretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos Pucu, na última terça-feira (29/03).
Para o parlamentar, que está determinado a retirar o Rio de Janeiro do posto de campeão nacional em mortes pela doença, a proposta é viável porque a tuberculose atinge principalmente a camada mais pobre da população. “Muita gente interrompe o tratamento por não ter condições de pagar o transporte até o local onde vai receber o medicamento. É preciso criar condições para que essas pessoas cheguem a esses locais. O trabalho deve ser interligado entre a secretaria e o pessoal de saúde” explicou o deputado.
A subsecretária informou que existe um projeto de construção de um centro de referência contra a tuberculose em Belford Roxo. “A obra já está em andamento”, disse. Em contato com o secretário de Saúde do município, Omar da Silva, Palmares se comprometeu a visitar a obra e ajudar a finalizar a empreitada. O deputado também prometeu uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo Grande para verificar como está o atendimento à tuberculose na Zona Oeste.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário