Com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça (17), a discussão sobre a elaboração de um novo plano diretor de turismo para o Rio de Janeiro. Segundo o subsecretário de Estado de Turismo, Aldir Santana, o plano não é atualizado há pelos menos dez anos.
“Temos a convicção de que nesse período muitos dos eventos que estão por vir para o Rio de Janeiro, não foram previstos naquela época. Por isso, a meta do novo plano diretor é atualizar as ações que serão implementadas pela secretaria. O plano deve ir ao encontro daquilo que a gente vem discutindo com o setor e com as secretarias de turismo no país”, frisou o subsecretário, revelando que a pasta dispõe de R$ 600 mil para atualizar o plano.
A presidente da comissão, deputada Myrian Rios (PDT), considerou positivo o encontro e disse que as futuras audiências públicas irão ajudar nessa discussão. “O encontro de hoje foi um sucesso. Para o próximo ano, teremos recursos para investir na qualificação dos nossos jovens”, enfatizou.
Vice-presidente da comissão, o deputado Comte Bittencourt (PPS) falou da importância do turismo para o Rio e mostrou-se insatisfeito com a atual situação do setor no estado. “O turismo está em terceiro ou quarto plano nas políticas públicas do estado. Eu nunca recebi um pedido da TurisRio para que lutássemos por uma emenda a favor do turismo”, alertou Bittencourt.
Os membros da comissão também solicitaram o relatório do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) ao seu representante, Geoci Trigueira. Também estiveram presentes no encontro, o deputado Sabino (PSC), o deputado Jânio Mendes (PDT), a representante da TurisRio, Valéria Lima, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer Márcio Pereira.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário