segunda-feira, 13 de junho de 2011

Câmara de Niterói homenageia Movimento Escoteiro

Em homenagem aos 101 anos do Escotismo no Brasil e ao Dia Municipal do Escotismo, a Câmara Municipal de Niterói realiza às 18 horas desta segunda (13), uma Sessão Solene para reconhecer o trabalho voluntário e educativo desenvolvido pelos escoteiros para contribuir na formação da juventude e ajudar na construção de um mundo melhor. A iniciativa é do vereador Carlos Magaldi.

“Niterói é uma das poucas cidades do Brasil a ter um dia dedicado ao escotismo, como forma de reconhecer e aplaudir iniciativas tão importantes desenvolvidas por este grupo de pessoas”, explica o Vereador Carlos Magaldi, autor da lei que cria o Dia Municipal do Escotismo. Como exemplo ele cita a ativa participação dos escoteiros no socorro às vítimas da tragédia das chuvas de abril do ano passado. “Os escoteiros deram uma forte contribuição no trabalho voluntário de recolher e distribuir donativos para os desabrigados, sem falar nas inúmeras atividades cívicas e sociais da qual participam”, afirma o Vereador.

Atualmente existem 11 Grupos Escoteiros em Niterói e dois em São Gonçalo, com mais de 600 participantes, entre jovens e adultos. Para Luiz Carlos Monteiro, diretor presidente do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil, a solenidade é um reconhecimento à contribuição do Escotismo à sociedade niteroiense. “Essa homenagem destaca a importância do trabalho voluntário desenvolvido por escoteiros em prol do bem estar comum. Além disso, o protagonismo dos escoteiros em calamidades públicas, como no socorro às vítimas do incêndio no Gran Circus Norte-americano em 1961 e nas ações em prol dos desabrigados pelas chuvas de abril de 2010 no município, são exemplos da capacidade de mobilização dos escoteiros de Niterói”, afirma o dirigente,
Os festejos em comemoração aos 101 anos do Escotismo no Brasil e ao Dia Municipal do Escotismo em Niterói começam às 18 horas com a cerimônia de arriamento das bandeiras em frente à Câmara, conduzida pelos escoteiros. Em seguida, os jovens vão ingressar no Plenário Brígido Tinoco, às 19 horas, com as bandeiras do Brasil, do Bureau Mundial do Escotismo e da Região Escoteira do Rio de Janeiro, para o início da sessão solene, quando grupos escoteiros de Niterói, São Gonçalo, Maricá e do Rio de Janeiro que têm atuação significativa na cidade, serão agraciados com uma moção de aplauso pela passagem da data. Jovens escoteiros e seus familiares também vão prestigiar a solenidade

Foram convidados para a ocasião antigos escoteiros ainda na ativa como Maria Pérola Sodré, Jarbas Pinto Ribeiro e Carlos Borba; além de autoridades escoteiras como Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro, presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e Carlos Frederico dos Santos, presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro (UEB/RJ), entre outros parceiros.

EXPOSIÇÃO

Também acontece no dia 13, a “Exposição Escoteira” no hall da Câmara Municipal de Niterói, com fotos históricas cedidas pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME). A mostra reúne imagens que ilustram a trajetória do Escotismo na cidade e cenas da mobilização dos escoteiros em tragédias que ocorreram em Niterói. A exposição estará aberta à visitação apenas neste dia e a entrada é franca.

CMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário