A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Róbson Leite (PT), homenageará, nesta terça (26), às 14h, no Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio, Tia Maria, uma das mais conhecidas jongueiras da Serrinha. Ela, que completará 91 anos, em dezembro, receberá das mãos do deputado a Medalha Tiradentes, a comenda mais importante do estado. Durante o evento, haverá debates, mostra de cinema e rodas de jongo com a presença de grupos de todo estado.
“Temos um projeto de lei que institui o dia 26 de julho como o Dia Estadual do Jongo. Trata-se de uma cultura importante, que tem muita influência em cima do nosso povo e que já era comemorada pelas comunidades jongueiras há mais de 150 anos”, explicou o parlamentar. O Palácio está localizado na Rua Imprensa 16, no Centro do Rio.
O Jongo
O Jongo é manifestação cultural, essencialmente rural, diretamente associada à cultura africana no Brasil, que influiu poderosamente na formação do samba carioca e, em especial, a cultura popular brasileira como um todo. Segundo os próprios jongueiros, o jongo é o 'avô' do samba.
Abaixo, confira a programação da cerimônia:
14h – Exibição do Documentário 'Passados Presentes' (Labhoi/UFF – Pontão do Jongo);
15h – Debate e homenagem à Tia Maria do Jongo;
17h – Grande Roda com Jongo da Serrinha e outras dezesseis rodas.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário