Os 192 anos da Câmara de Vereadores de Niterói foi marcado por extensa programação que começou às 9 horas. Missa em ação de graças, prestação de serviços, apresentações musicais, dança, homenagens e sessão solene aconteceram durante todo o dia. O estande do Instituto Vital Brazil realizou mais de mil testes de glicose e a Fundação Leão XIII deu entrada em 200 pedidos de carteiras de identidade. Políticos do passado que participaram da primeira sessão no atual prédio receberam placas e certificados. Pela manhã, o monsenhor Oswaldo Motta, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, celebrou missa com presença de autoridades, funcionários e vereadores. “Na vida temos que saber o motivo para o qual temos leis, como o motivo pelo qual escolhemos uma religião. As leis são feitas para darem direcionamento à vida e a sociedade. Com direitos e deveres definidos podemos cumprir, de maneira mais acertada, nosso destino. Aqui represento o arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Pena, trazendo a mensagem de que a igreja acompanha com orações a atuação do Legislativo da cidade”, disse o monsenhor. Ao final todos cantaram parabéns prá você em coro.
Em seguida teve início a programação de shows com a apresentação da Banda Sinfônica do Exército, sediada na Fortaleza de Santa Cruz, seguida pela Banda Municipal Santa Cecília. No início da tarde foi a vez da Orquestra Jovem Aprendiz encantar o público e de alunos da Escola Municipal Ernani Moreira Franco dançarem acompanhados dos bonecos de Olinda. O Grupo de Dança da Melhor Idade, comandado pelo professor Luciano, arrancou aplausos do público presente. Um dos momentos mais emocionantes da festa ficou por conta da apresentação da cantora lírica Anatasha Meckena, interpretando músicas populares e clássicas. O público presente e as pessoas que passavam pelo trecho da Avenida Amaral Peixoto pararam para ouvi-la cantar.
Uma das partes mais esperadas começou por volta das 18 horas, com a sessão solene especial. Guardas municipais e escoteiros entraram no Plenário Brígido Tinoco trazendo a primeira ata de instalação da Câmara, de 1819. Depois de cantado o Hino Nacional Brasileiro por Anatasha Meckena, a sessão foi aberta pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Bagueira, e coube ao vereador mais antigo da atual legislatura, Carlos Magaldi, fazer o discurso de boas vindas.
Com o início da parte solene, foram homenageados vereadores e deputados que participaram da sessão inaugural da Câmara no prédio que antes fora ocupado pela Assembleia Legislativa do Estado. Receberam placas e certificados os ex-deputados Flávio Palmier, Saramago Pinheiro, Astor de Mello e Zoelzer Poubel; todos ligados ao município de Niterói. O ex-prefeito Ronaldo Fabrício também foi homenageado. Entre os ex-vereadores foram agraciados Alédio Oberlander, Armando Barcellos, Coimbra de Mello, Dircíllo Rocha, Donald Guimarães, João Batista da Costa Sobrinho, João Teixeira, Jofre Saud, José Paez, José Vicente Filho (atual vice-prefeito) e Wolney Trindade, que faziam parte do primeiro grupo que iniciou o período legislativo no prédio.
A atual Mesa Diretora foi desfeita e, relembrando o passado, uma nova foi composta por José Vicente Filho, Wolney Trindade, Jofre Saud e Coimbra de Mello. Todos os integrantes da mesa destacaram que a fusão só trouxe prejuízos para Niterói e para o antigo Estado do Rio. Representantes dos jornais A Tribuna e O Fluminense, juntamente com o jornalista Luiz Antonio Pimentel, próximo de completar 100 anos, também foram homenageados.
Ascom. Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário