A Comissão de Segurança Pública e Controle Urbano, da Câmara de Vereadores de Niterói, realiza, no próximo dia 3, às 19 horas, reunião itinerante no Barreto. Presidida pelo vereador Renato Cariello (PDT), que pretende ouvir moradores, comerciantes, empresários, autoridades e demais segmentos locais da sociedade organizada, sobre os problemas de segurança que afligem a região. Entre os presentes já estão confirmados o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira (PPS); e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, Sebastião Silva. O evento, intitulado “Encontro sobre segurança pública no bairro do Barreto”, será realizado no Espaço de Festas Minana, que fica à Rua Luiz Palmier 957, em frente ao Horto Municipal Palmir Silva.
“Em junho realizamos encontro semelhante no Bairro Chic, faremos agora no Barreto e demais regiões serão atendidas brevemente. Nesta reunião vamos apresentar à comunidade alguns projetos desenvolvidos pela Polícia Militar que podem contribuir para aumentar a sensação de segurança e inibir a ação de criminosos. Estarão em pauta o ponto eletrônico e o Programa Vizinhos Integrados. O primeiro, aproxima o policial da comunidade com a criação de um vínculo diário e, o segundo, cria uma rede de informação entre os moradores e comerciantes da área”, explica o vereador Cariello. Um debate sobre segurança pública também será realizado.
Para o presidente da Câmara esses encontros tem se tornado rotina e ajudam a aproximar a população dos vereadores. “Assim como a Comissão de Meio Ambiente, que conta com uma van para reuniões itinerantes, a Comissão de Segurança tem percorrido diversos bairros, começando pela Zona Norte, e pretende correr todo o município. As reuniões não devem ficar ficar restritas apenas ao ambiente da Câmara”, destaca Paulo Bagueira.
Mais informações sobre o Encontro podem ser obtidas através do endereço eletrônico ccsaisp12niteroi@yahoogrupos.com.br. Moacyr Chagas de Souza, morador do bairro há 35 anos e presidente da Comissão de Ética do CCS-AISP 12 Niterói, é um dos organizadores do evento e também tem presença confirmada. Para o vereador Renato Cariello o primeiro passo foi dado. “Assim como fizemos no Fonseca, vamos lançar a semente e quebrar a resistência da população para discutir com as autoridades de segurança de igual para igual. Uma das questões importantes, sempre levantada, é que não podemos deixar de fazer o registro de ocorrências na delegacia da área em caso de roubos, furtos ou qualquer outra infração a lei”, explica.
Edição: Camilo Borges
CMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário