A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói e a direção da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) deram o “pontapé inicial” para a realização do Carnaval de 2012 no Centro da cidade. Para a próxima edição, em fevereiro, os organizadores querem que a festa seja um marco no processo de revitalização dos desfiles oficiais, iniciada há seis anos, com a volta da apresentação à Avenida Amaral Peixoto, Onde a folia teve o período áureo nas décadas de 70 e 80, sendo considerada o segundo melhor carnaval do país, depois do Rio.
Na noite de terça (09), representantes da Uesbcn e da Neltur percorreram a Amaral Peixoto para medir a área pleiteada para a realização do espetáculo. O trecho fica entre as Ruas Marquês de Paraná e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, com dimensão total de cerca de 900 metros. A idéia é montar uma planta com a organização do desfile, com detalhes de cada setor, incluindo a pista para apresentação das agremiações, arquibancadas, área para convidados e autoridades e dispersão. Em princípio, se apresentariam as 42 agremiações filiadas à Uesbcn. O sábado e o domingo seriam reservados para os blocos e a segunda e a terça, Para as escolas do Grupo de Acesso e do Grupo Principal.
Passarela - O plano de desfiles do Carnaval 2012 prevê a concentração nas Ruas Senador Nabuco e parte da Marquês de Paraná. Já a armação dos carros alegóricos e aprontos finais para o desfile será feita da Marquês de Paraná até a Rua Marquês de Olinda. A área de desfiles terá cerca de 500 metros, com a distribuição de módulos de cabines de jurados entre a Marquês de Olinda e Visconde de Sepetiba. Já a dispersão seria montada entre a Visconde de Sepetiba e a Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro. O planejamento dos organizadores é a criação de um recuo para não atrapalhar a rotina de entrada e saída de viaturas das Polícias Civil e Militar da 76ª DP (Niterói).
República do Samba – Outra atração que deverá ser criada na Amaral Peixoto é a criação de uma ponto anexo para shows alternativos e área gastronômica na Praça da República, que fica no trecho da Amaral Peixoto em frente à Câmara Municipal. Além do presidente da Uesbcn, Ito Machado, o diretor de eventos da Neltur, Luís Abelha, também coordenou as atividades na Amaral Peixoto. “Desde abril, realizamos plenárias preparatórias para o Carnaval de 2012. Atingimos o nosso melhor momento, em termos de organização, para voltarmos a fazer desfiles no local que consagrou historicamente o Carnaval de Niterói para o país”, afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.
Audiência Pública – Para o retorno dos desfile à Amaral Peixoto, os dirigentes da Uesbcn conseguiram o apoio dos vereadores niteroienses Paulo Bagueira e Carlos Magaldi, presidente e Vice Presidente da Câmara Municipal. Com diretrizes de trabalho voltadas para o Carnaval, os dois realizaram, em maio, audiência pública para discutir a qualificação do Carnaval e assim, criar mecanismos legais para que as verbas destinadas aos desfiles sejam incluídas, de forma permanente no orçamento municipal.
REVITALIZAÇÃO - Os dirigentes da Uesbcn, em trabalho conjunto com a direção da Neltur e da Câmara Municipal, são responsáveis pela revitalização dos desfiles oficiais no Centro de Niterói, organizando a primeira apresentação no Carnaval de 2006. Nos 12 anos anteriores, houve interrupção da apresentação por falta de incentivo das autoridades e planejamento dos organizadores. Desde então, os desfiles têm sido realizados na Rua da Conceição, também no Centro de Niterói, com público médio diário entre 4 mil e 6 mil pessoas, entre desfilantes e a platéia. Do reinício dos desfiles, nasceram outras atividades que já fazem parte do roteiro turístico da cidade, como o Carnamar, passeio de barcos pela Baía de Guanabara, que abre oficialmente os festejos do Momo.
“A Rua da Conceição ficou pequena e já não comporta mais o público e as escolas, que a cada ano, tem um contingente maior de componentes e carros alegóricos mais grandiosos”, explicou o presidente da Uesbcn. Para a realização do Carnaval de 2011, os dirigentes da Uesbcn montaram dois planos de desfiles, na Amaral Peixoto e Rua da Conceição. Mas a tragédia das chuvas na cidade, a falta de verbas e a falta de tempo para organizar a festa com antecedência levaram as autoridades da prefeitura a optar por manter os desfiles no segundo local.
Sérgio Soares
Diretor de Comunicação da Uesbcn
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário