O convênio assinado nesta quinta (03), entre a Ampla e Prefeitura de Niterói permitirá que a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) faça a troca de 2.200 lâmpadas convencionais dos semáforos por LEDS, para orientação do trânsito nas ruas de Icaraí, Ingá, São Domingos, Centro e Fonseca, além da Região Oceânica. Além de representar redução no gasto de energia elétrica, a iluminação feita por LEDS apresenta alta eficiência luminosa e garante melhor visibilidade para motoristas e pedestres, o que contribuirá para redução do risco de acidentes de trânsito.
Ao assinar o convênio, juntamente com o diretor de Relações Institucionais, André Moragas, e do diretor Comercial da Ampla, Bruno Golebiovski, o presidente da Nittrans, Sergio Marcolini, ressaltou o ganho proporcionado pela mudança do sistema de iluminação dos sinais, em termos de sustentabilidade.
“A equipe de manutenção, que precisava trocar cerca de 600 lâmpadas por mês, poderá se dedicar a outras tarefas também importantes ao bom funcionamento do sistema viário”, explicou Marcolini, ao informar que um semáforo apagado, pelo menor espaço de tempo que seja, resulta em transtornos para a fluidez do trânsito e risco para a segurança dos usuários.
Além de diretores da Nittrans e da Ampla, também participaram da solenidade o presidente da Associação do Conselho Empresarial de Niterói, Robson Gouvêa, que destacou os resultados proporcionados por parcerias público privadas na municipalidade, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, que citou o projeto de ciclovias que vem sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, através da Nittrans, como outro exemplo de parceria bem sucedida, com a implantação de mais de 500 equipamentos para estacionamento de bicicletas em toda a cidade.
A substituição das lâmpadas custará R$ 860 mil, valor custeado integralmente pela distribuidora de energia, através do projeto “Consciência Ampla Eficiente”. Equipe técnica da Nittrans, composta por eletricistas, operadores de trânsito e supervisores, dará suporte aos serviços de instalação dos LEDS, para garantir a segurança aos trabalhadores e ordenar o trânsito.
O presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, explicou que o convênio representa um importante apoio no esforço desenvolvido pela municipalidade para modernizar o trânsito da cidade. Após a criação do Centro de Controle Operacional (CCO), que permite a operação dos tempos dos sinais de acordo com o fluxo do trânsito em tempo real, foi iniciada a melhoria da iluminação dos semáforos com a troca de lâmpadas por LED, mudança que será completada agora através do convênio com a Ampla.
Edição: Camilo Borges
PMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário