quarta-feira, 3 de agosto de 2011
NÚMERO DE CENTROS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AUMENTARÁ 50% NA CIDADE DO RIO
Durante a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio, nesta quarta (03), o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou que o número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Rio aumentará 50% em um ano. “Hoje, o município tem 42 Cras. Assumimos o compromisso de ampliar este número, com foco na zona Oeste e nas áreas com unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)”, declarou. A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputada Claise Maria Zito (PSDB), participou do evento, que acontece até esta quinta (04) no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube, zona Norte do Rio.
Claise destacou a necessidade do fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento de problemas como o uso de drogas e o crescimento da população de rua. “Muitos confundem a assistência social com o assistencialismo, mas o trabalho vai além. Precisamos consolidar as políticas públicas do setor, com o objetivo de resgatar vidas”, defendeu. A deputada frisou a importância da integração entre os assistentes sociais. “Estão reunidos aqui vários trabalhadores da área que atuam diariamente atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. É muito importante este debate sobre os avanços, os caminhos e as necessidades deste setor no Rio”, afirmou.
O secretário Rodrigo Neves informou que a ampliação da rede de proteção social na capital fluminense será possível graças a uma parceria firmada entre o Governo estadual, a Prefeitura do Rio e a União. Neves lembrou que a ampliação da cobertura dos sistemas de proteção social é essencial para os objetivos de erradicação da pobreza extrema, definidos pelas três esferas de Governo.
O evento
A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional de Assistência Social, que acontecerão em outubro e dezembro, respectivamente. Esses eventos têm como objetivo definir políticas públicas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a melhoria das condições de trabalho dos assistentes. Na abertura do evento, estiveram presentes ainda os presidentes dos conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Assistência Social, Elisabete Pinto da Mouta, Heloísa Maciel e Carlos Eduardo Ferrari, respectivamente; Luis Otávio Pires, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e a subsecretária Municipal de Assistência Social, Maria de Fátima Nascimento.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário