Domingo (28), das 14h às 19h, a Biblioteca Pública de Niterói, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura abre suas portas para a realização do evento “Cifras e Letras” que reunirá novos talentos do audiovisual, da música, das artes visuais e das Letras oriundos do cenário cultural local. Os filmes, as palestras e os lançamentos de livros contam um pouco das perspectivas do mercado em relação à produção e à gestão cultural do Rock independente no estado do Rio de Janeiro.
Produzido pelo gestor cultural e publicitário, Pedro de Luna, o projeto tem o intuito de formar público e frequência num local de referência como a Biblioteca Pública, atraindo pessoas de todas as idades e classes sociais, já que é um evento gratuito e aberto a toda comunidade. Atrelado a este projeto cultural, está o Araribóia Rock – grupo formado por bandas autorais e independentes dos municípios localizados do lado de cá da Baía de Guanabara. A idéia é fazer da biblioteca um local para divulgação de novos artistas fluminenses.
Segundo os organizadores, o nome “Cifras e Letras” pega carona na mais nova aquisição da biblioteca que é a Sala Audiovisual, onde estão disponíveis para os usuários, além de centenas de músicas digitalizadas e uma grande quantidade de DVDs, livros sobre a história da música e songbooks, com partituras. O que é bem característico ao projeto já que o local abriga cifras e letras, elementos essenciais para a concepção de uma canção.
A tarde de atividades na Biblioteca Pública de Niterói terá entrada franca. O evento será realizado na Sala Multiuso, sendo distribuído na seguinte ordem de apresentação:
14h às 16h – Abertura do evento com exibição de documentários como “Botinada, a história do punk no Brasil”, de Gastão Moreira, ex-VJ da MTV; e “Fanzines”, de Marcio Sno, além de videoclipes de bandas de Niterói e São Gonçalo.
16h às 18h – Debate: “Rock independente no Estado do Rio: cenário atual e perspectivas”, com os autores: Larry Antha, do livro “Memórias não póstumas de um punk”; Leonardo Panço, dos livros “2001: uma odisséia na Europa” e “Esporro”; e com Pedro de Luna, autor do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”. Incluindo sessão de autógrafos e venda de livros.
18h às 19h - Exibição de curtas e vídeos independentes de artistas locais.
Durante a realização do evento na Sala Multiuso, haverá uma jam session poética, com declamação de poesias de Felipe Pamplona e Marcelo Cuco, com improvisação sonora de músicos da cidade.
A Biblioteca Pública de Niterói fica localizada na Praça da República, s/nº, Centro, de Niterói. Informações pelos telefones: 3601-1956 e 3601-2034.
Secretaria de cultura RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário