terça-feira, 23 de agosto de 2011

Universidade Livre: Diálogos sobre Artes Visuais no Brasil

O projeto Universidade Livre de Niterói acontecerá nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, às 15h no Solar do Jambeiro e os interessados poderão se inscrever através do site do projeto.

Patrocinado pela Nova Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói que buscam articular espaços culturais da cidade e encontros sobre artes e cultura brasileiras, estimulando o diálogo fora do ambiente acadêmico. Aberto a toda a população da cidade, com entrada gratuita, tendo como única exigência a inscrição prévia de participantes através do site www.unilivreniteroi.com.br, o projeto objetiva integrar setores culturais e educacionais, e 20% das vagas serão reservadas a professores da rede municipal.

Em sua primeira etapa, o Universidade Livre oferecerá aos participantes um ciclo de palestras sobre artes visuais no Brasil. Serão doze encontros com pesquisadores renomados e especializados em artes, que acontecerão em um espaço cultural da cidade. As palestras ocorrerão nas tardes de quinta-feira ao longo de agosto, setembro e outubro.

Assuntos como o barroco e o rococó na arte brasileira, missão artística francesa, academia como espaço de formação, neoclassicismo, pintura histórica, modernismo, pintura paisagística, arte afro-brasileira, mercado de arte, poéticas da arte, crítica de arte e arte contemporânea.

Integrarão os debates:

01 de set 15h - Pintura paisagística - Rafael Cardoso

08 de set 15h - Arte afro-brasileira - Roberto Conduru

15 de set 15h - Arte e crítica de arte - Paulo Sergio Duarte

22 de set 15h - Academia como espaço de formação - Sonia Gomes Pereira

29 de set 15h - Arte e curadoria - Agnaldo Farias

Maiores informações no Teatro Popular de Niterói, Av. Plínio Leite s/nº, Caminho Niemeyer, Centro - Tel: (21) 2613-2251. Os cursos são gratuitos

Edição: Camilo Borges
PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário