segunda-feira, 5 de setembro de 2011
mprensa Oficial lança seleção de clássicos da Literatura Brasileira na XV Bienal do Livro
Seleção foi feita por Carlos Mônaco, proprietário da Livraria Ideal e detendor de um dos maiores acervos do estado
A Imprensa Oficial lançou, na tarde de sábado (3), na XV Bienal do Rio de Janeiro, a seleção "Carlos Mônaco leu e recomenda", que reúne cinco clássicos da literatura brasileira. Proprietário da Livraria Ideal, fundada em 1935, Mônaco é detentor de um dos maiores acervos da literatura fluminense, se não, o maior e é um dos mais importantes intelectuais de Niterói. Em sua terceira participação na Feira do Livro, a Imprensa Oficial apoia o grupo Letras de Niterói, do qual também fazem parte a Editora da UFF (Eduff), a Niterói Livros, editora da Fundação de Artes de Niterói, além das editoras Nitpress, Muiraquitã e Intertexto. Durante o evento, o jornalista, poeta e escritor Luís Antônio Pimentel, de 99 anos, que dá nome à praça onde acontecem os eventos do grupo, foi homenageado. Inspirada na arquitetura da cidade de Niterói no início do século XX, a decoração do estande da Imprensa chama a atenção do público da feira.
A "Seleção Carlos Mônaco Leu e Recomenda" é constituída pelos livros “Contrastes e Confrontos”, de Euclides da Cunha, "Memórias da Rua do Ouvidor", de Joaquim Manoel de Macedo, também autor de "A moreninha", e "Recordações do Rio Antigo", de Luís Edmundo. "As Primaveras", obra-prima de Casimiro de Abreu, e "Capítulos de História Colonial", de Capistrano de Abreu completam a seleção. Os livros foram distribuídos gratuitamente ao público presente no lançamento e aos visitantes que participaram de um jogo interativo sobre meio ambiente. Através de um questionário simples e divertido, o público amplia o conhecimento sobre a preservação da natureza e ainda é premiado com um dos livros da Imprensa Oficial. A Subscretaria de Comunicação do Estado e o Proderj apoiam a participação da empresa pública.
"Nunca pensei em viver um momento como esse, com a apresentação desses cinco clássicos tendo o meu nome no selo de qualidade. É um motivo de grande orgulho fazer parte dessa iniciativa. Gostaria de parabenizar a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro por levar ao público livros desses autores tão importantes para a cultura fluminense" destacou Carlos Mônaco, emocionado.
Entre os casas coloniais e estabelecimentos comerciais estampadas na fictícia Niterói do início do século XX, está a Livraria Ideal de Carlos Mônaco, um dos símbolos da cultura niteroiense.
Homenagem
Outra personalidade homenageada no estande da Imprensa Oficial, foi o escritor Luís Antõnio Pimentel, um dos introdutores do haicai no Brasil. Coordenado pela poetisa Neide Barros Rêgo, fundadora e diretora do Centro Cultural Maria Sabina, um recital apresentou nove poemas emblemáticos da obra de Pimentel. O autor faz 100 anos em março do ano que vem e impressiona pela vitalidade física e intelectual. O time de declamadores foi composto por Edmo Rodrigues Lutterbach, presidente da Academia Niteroiense de Letras; Graça Eliana Thuler, Ana Regina Seixas, Alex Peixoto da Costa, Marly Prates, Maria Otília Marques Camillo e Juber Baesso.
"O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Imprensa Oficial sentem-se honrados pelo privilégio de incentivarem o grupo Letras de Niterói e a cultural fluminense" destacou o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager.
"Os poemas são maravilhosos e a interpretação dos declamadores é incrível. Senti-me diante da essência das poesias. Quase chorei com o Poema da cerca de espinhos” disse a estudante de enfermagem Rebeca Fioranci de Oliveira.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Marcos Vinicius Macedo Varella, ressaltou a importância da iniciativa.
"A homenagem ao Pimentel e o lançamento dos livros selecionados por Carlos Mônaco é um grande incentivo à cultura do estado Rio de Janeiro, que é um celeiro de autores" disse.
Imprensa Oficial na Bienal
Nas duas últimas edições da Bienal, a Imprensa Oficial também reeditou clássicos da literatura e distribuiu gratuitamente 20 mil livros.
O estande do grupo Letras de Niterói chama atenção também pela decoração, que inclui casebres antigos, banquinhos de praça, luminárias de vidro ao fundo e até a réplica de uma máquina fotográfica no estilo lambe-lambe. Um painel com casal vestindo roupas de época contém um suporte para que os visitantes encaixem a cabeça e registrem o momento. Essas e outras atrações estarão disponíveis no estande da Imprensa Oficial na Avenida Orígenes Lessa Q, Pavilhão Verde.
Edição: Camilo Borges
Ascom Gov RJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário