
“É preciso ser diferente, criativo, inteligente e inovador”. Essas palavras foram consenso entre os participantes da abertura da Mostra de Designers do Rio de Janeiro, a Rio + Design, exposição sobre a produção do design contemporâneo desenvolvido no estado, que ficará no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, até 30 de setembro. O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), participou do evento, nesta terça (13), e aproveitou para salientar o que chamou de grande momento econômico do estado aliado “à força e ao talento do povo fluminense”.
“O design é um complemento do processo de industrialização e de consumo. Você vai às lojas mais simples e encontra trabalhos de designers renomados. Hoje, estamos exportando nossas criações. É a prova cabal da criatividade do povo brasileiro e das oportunidades que se apresentam no Estado do Rio”, comentou Paulo Melo, antes de abrir a série de palestras sobre o tema. Designer, sócio e diretor de Criação da Crama Design, Ricardo Leite falou sobre “As tendências do design para o mundo e para o Rio” e comentou como o estilo carioca ajuda a desenvolver o setor no território fluminense.
“Nunca se falou tanto em inovação, pois, sem diferenciação, não se tem força e nem valor. Em uma visão simplista, o design junta inteligência com aquilo que se pode ver. O setor deixou de ser um simples criador de embalagem para trabalhar na ideia e no conceito. O Rio já é um polo de atração e inteligência, pois ser carioca é viver todos os dias no cenário mais maravilhoso do Brasil, é saborear experiências que não existem em nenhum outro lugar do planeta”, avaliou Leite.
O Sistema Firjan, parceiro da Alerj e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços na realização da mostra, também esteve representado na abertura pelo seu vice-presidente, Carlos Fernando Gross. “Um design bem desenvolvido valoriza qualquer produto. A Firjan está atenta a essa tendência para desenvolver o trabalho criativo desses artistas”, destacou.
Os designers
Mais tarde, durante coquetel no Salão Nobre, outros designers deram sua visão sobre a mostra. Para Angela Carvalho, que criou e desenvolveu o primeiro ventilador de teto em plástico injetável reciclável do mundo, a exposição é um exemplo de respeito e reconhecimento aos profissionais do setor. “É gratificante, depois de 17 anos no mercado, poder expor este clássico do design que tanto tem inspirado os outros de seu segmento. O ventilador Aliseu é um produto útil e que está alcance do grande público consumidor”, reforçou.
O design Gilson Martins, responsável pela linha de bolsas criadas com representações da iconografia carioca, emocionou-se ao ver suas obras ocuparem um local de valor histórico como o Palácio Tiradentes. “O Rio está se descobrindo e reencontrando os templos de suas tradições. Essa exposição aqui na Alerj é o design contemporâneo dentro do design clássico. A simplicidade do que é ser carioca vem da própria geografia e motiva nosso povo a ser tão alegre e receptivo. O design dessa geografia colabora para essas características e é o que tento representar no meu trabalho”, explicou.
A “bancada membeca”, de Rodrigo Calixto e Guilherme Sass, foi planejada a partir da encomenda de um pai que pretendia aumentar a interação entre os filhos pequenos. A mesa é formada por 12 placas de diferentes tipo de madeira, com o nome de cada um desses tipos gravado nelas, além de ter nichos em tecidos para lápis, pincéis e outros objetos. “É uma alternativa para manter as crianças juntas. Elas podem aprender sobre as árvores e usar os espaços vazios para brincar”, garantiu Sass.
A “Mostra de Designers do Rio de Janeiro” surgiu a partir do programa “Rio é Design” e visa a estimular o ensino de design e a desenvolver atividades que vão desde a elaboração de um banco de dados para o setor à coordenação e à realização de mostras, exposições e encontros com o Grupo Consultivo de Design no estado e no exterior. O público que visitar a exposição, assinada por 28 designers e escritórios, dentre eles nomes de destaques como Sérgio Rodrigues, Antônio Bernardo, Zanini de Zanine, H Stern e Guto Índio da Costa, poderá ver 59 peças.
A exposição: “Mostra de Designers do Rio de Janeiro” fica aberta para visitação de 14 a 30 de setembro de 2011, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, na Rua 1° de Março, s/nº, Centro, com entrada para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº, Praça XV, Centro nos horários: Segunda a sábado, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h. Entrada franca
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário