quinta-feira, 6 de outubro de 2011
CAIXA RECEBE MEDALHA TIRADANTES POR SEUS 150 ANOS
Maior banco público da América Latina, a Caixa Econômica Federal foi homenageada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta (05), pelos seus 150 anos. A instituição foi condecorada com a Medalha Tiradentes, principal comenda da Casa, por iniciativa dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Nilton Salomão (PT) e Sabino (PSC). A comenda foi entregue ao presidente da CEF, Jorge Fontes Hereda. “A Medalha Tiradentes é para ser concedida a quem tem serviços prestados, e a Caixa tem serviços prestados ao Estado do Rio e ao País. Era lá que os escravos guardavam suas economias para comprarem sua alforria. E foi ela a primeira instituição financeira a reconhecer o negro liberto como agente econômico”, lembra Luiz Paulo. “É uma homenagem que se estende aos nossos 84 mil funcionários. Ela tem um peso simbólico importante, pois a Caixa nasceu no Estado do Rio”, ressaltou Hereda.
O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, fez questão de participar da homenagem. “É graças à Caixa que estamos conseguindo tocar as obras que antes pareciam ser impossíveis de saírem do papel. Com isso, levamos mais cidadania e dignidade à população”, elogiou Pezão, que foi complementado pelo presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB): “A Caixa é uma construtora de sonhos. É o maior banco de investimentos do setor público. É um privilégio ser presidente da assembleia nos seus 150 anos”.
Funcionários licenciados da Caixa e coautores do projeto de concessão da medalha, os deputados Nilton Salomão (PT) e Sabino (PSC) também falaram sobre a instituição. “Foi na condição de servidor que conheci as potencialidades e necessidades do povo brasileiro”, disse Salomão. “A Caixa construiu uma estreita relação com a população. É o banco das políticas públicas do Governo Federal”, completou Sabino.
Fundada em 12 de janeiro de 1861, no Rio, pelo Imperador Dom Pedro II, a Caixa nasceu com a missão de conceder empréstimos e incentivar a poupança popular. Com 84 mil funcionários, hoje é líder do segmento de poupança, com 34% de participação no mercado e, no ano de 2010, ultrapassou a marca 40 milhões de contas ativas, com uma captação líquida de R$ 13,1 bilhões. O saldo total chegou a R$ 129 bilhões.
O banco também se tornou investidor estratégico do estado brasileiro, sendo agente de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento do País, como o Programa de Aceleração do Crescimento e o Minha Casa, Minha Vida que atingiu, em 2010, um milhão de moradias contratadas. A Caixa ainda operacionaliza programas de distribuição de renda e proteção social como o Bolsa Família, o PIS e o Seguro Desemprego.
Sua rede é composta por 2.104 agências, 528 postos de atendimento bancário e 1.444 postos de atendimento eletrônico, além 10.657 casas lotéricas, pontos de autoatendimento, entre outros serviços. Compareceram ainda à cerimônia políticos, empresários, superintendentes regionais da CEF no Rio, e o secretário municipal de Habitação da prefeitura do Rio, Jorge Bittar.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário