Previsão é de que 200 mil pessoas visitem o evento entre os dias 4 e 26 de novembro
Seguindo a tradição de Niterói de realizar encontros internacionais, a cidade vai sediar de 4 a 26 de novembro, no Hotel Mercure Niterói Orizzonte, o Niterói - Encontro com a América do Sul. Neste mesmo período, nos dias 7 e 8, acontecerá o Fórum Sulamericano de Turismo, no Unilasale, que contará com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo e receberá representantes dos doze países.
O Fórum, realizado pela Prefeitura de Niterói, através da Neltur, terá palestras e mesas redondas com temas ligados à atividade turística no Brasil e a relação com os outros países da América do Sul. Já o Niterói - Encontro com a América do Sul prevê mais de 250 atividades gratuitas, contemplando diversas áreas como turismo, cinema, artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, folclore, esporte, eventos acadêmicos, entre outras.
Segundo o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, o Encontro Niterói com a América do Sul será um evento diferenciado, que ultrapassa as fronteiras do próprio município e do Estado do Rio, colocando Niterói como a Embaixada do Rio e do Brasil.
"Niterói dá uma lição ao realizar esse evento de grande envergadura e de abrangência internacional".
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o turismo mundial voltou a bater recorde no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 4,4%. O melhor desempenho foi o da América do Sul, com crescimento de 15%, três vezes superior à média mundial. No mesmo período, o Brasil registrou um crescimento de 11,7%.
Para Marcos Pereira, chefe de gabinete da Setur, o Fórum Sulamericano de Turismo é uma grande oportunidade de promover o Estado do Rio de Janeiro em todos os países da América do Sul.
"Além da enorme promoção dos nossos atrativos, será um grande encontro acadêmico de troca de experiências e ações de fomento do turismo bem sucedidas entre os países".
O secretário municipal de Turismo de Niterói e presidente da Neltur, José Haddad, disse que a expectativa de público é de 200 mil visitantes.
"Durante um mês a cidade de Niterói vai estar envolvida nesse grande evento que vai atrair para o município milhares de pessoas. O encontro vai criar consideráveis relações internacionais, proporcionando a troca de vivências entre culturas de cada um dos países sul-americanos".
Haddad acrescentou ainda que já está confirmada a presença de mais de 700 convidados entre artistas, intelectuais e personalidades públicas de todos os países da América do Sul. Além da Secretaria de Estado de Turismo, o evento conta com o apoio dos ministérios do Turismo, da Cultura, das Relações Exteriores e Itamaraty.
O Mercure Niterói Orizzonte fica na Rua Engenheiro Velasco, 321, no Gragoatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário