terça-feira, 11 de outubro de 2011
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CULTURA EM NITERÓI É ANUNCIADA EM AUDIÊNCIA
A implantação do Sistema Municipal de Cultura de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, foi anunciada durante audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, realizada na Câmara de Vereadores de Niterói, nesta segunda (10). Para o presidente da comissão, deputado Robson Leite (PT), o sistema é apontado como uma das políticas mais importantes para alavancar o desenvolvimento cultural do estado. “A ideia é criar um Conselho de Cultura com planos para o setor e, com isso, fomentar os investimentos na área, além de identificar as principais dificuldades e avanços de cada município, caminhando independente da vontade dos governos”, afirmou o parlamentar.
O debate serviu ainda para que o chefe da representação do Ministério da Cultura para os estados do Rio e do Espírito Santo, André Diniz, falasse sobre a implantação do tripé conselho, plano e fundo como fatores importantes para a implantação de um sistema municipal. “Se os municípios quiserem investimentos, aprovação de projetos ou qualquer outra atividade envolvendo recursos federais, precisam aderir ao sistema nacional. Niterói está deficiente nesse processo. Vou ajudar as prefeituras que quiserem apoio do Ministério, pois queremos focar em ações regionais”, explicou Diniz.
De acordo com ele, o Sistema Nacional de Cultura tem como uma de suas prioridades articular e promover a integração da união entre estado e municípios, além da participação popular. Para o coordenador-geral da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Marcelo Velloso, o sistema cultural vai beneficiar Niterói na estruturação de salas de cinemas e casas culturais. “Pretendemos realizar uma série de debates com o objetivo de estender o projeto a diversas regiões do estado”, completou.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira (PPS), e outros vereadores de Niterói e do Rio, além de membros da Frente Municipal de Apoio a Cultura da Câmara do Rio de Janeiro, e de representante da Secretaria Estadual de Cultura.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário