Atletas niteroienses que se destacaram nos jogos parapanamericanos de Guadalajara serão homenageados amanhã, dia 1º de dezembro, às 18 horas durante sessão legislativa que servirá, ainda, para comemorar o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A iniciativa da Câmara de Vereadores de Niterói está sendo feita em conjunto com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos que é o principal centro de treinamento do país para atletas com deficiência.
“Resolvemos prestar esta homenagem como forma de incentivo a esses atletas que são exemplo de superação e honra ao esporte nacional”, explica Paulo Bagueira, presidente da Câmara de Vereadores de Niterói. Além da entrega de moções de aplausos aos atletas, haverá uma exposição de fotos e documentos sobre a carreira dos atletas paraolímpicos no país.
Dia do Samba
Uma grande festa com sessão solene, debates, palestras, homenagens e, claro, muita batucada, está sendo preparada para comemorar o Dia Nacional do Samba, que acontece nesta sexta (2), a partir das 15 horas na Câmara de Vereadores de Niterói. Por iniciativa do vereador Carlos Magaldi (PP), autor da lei que instituiu, em 1990, a Semana Municipal do Samba em Niterói, diversas personalidades, sambistas, compositores, destaques, passistas e amantes do carnaval, estarão no plenário da Casa para uma série de homenagens.
Para esse ano as velhas guardas das escolas de samba Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango, Unidos do Porto da Pedra, Souza Soares, Pingo D'Água, Sossego, Cacique da São José e Sabiá; e também do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos serão homenageadas. Paralelamente os temas relativos a música, ao carnaval e a história do samba serão debatidos pelo comunicador, radialista e pesquisador da Música Popular Brasileira, Adelzon Alves; pelo jornalista e escritor Mario Dias; e pelo presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói, Ito Machado. Um carnavalesco convidado também fará parte dos debates.
Segundo o vereador Magaldi a comemoração pelo Dia do Samba tem como principal objetivo manter acesa a chama do carnaval de Niterói, que passa por um processo de revitalização. “Nos últimos anos, com o fortalecimento dos blocos e escolas de samba da cidade, Niterói, que já teve um dos melhores carnavais do país, trazendo para a nossa avenida personalidades como o escritor Jorge Amado, que desfilou em 1979 pela Souza Soares e se encantou pela animação do niteroiense, está renascendo. O Samba faz parte da nossa raiz cultural e tem que ser reverenciado”, destaca o vereador.
O evento, que tem entrada franca, deverá contar ainda com as presenças dos sambistas Jorginho do Império e Paulinho Rezende. Dezessete pessoas ligadas ao mundo do samba, entre músicos, percussionistas, diretores, presidentes de escolas e blocos, comerciantes de produtos carnavalescos e cantores, receberão o Certificado Personalidade do Samba. Entre os agraciados estão Lígia Santos, integrante do júri do prêmio Estandarte de Ouro e filha do compositor Donga, autor do antológico samba “Pelo Telefone”.
Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário