A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo devem definir, até o fim do mês, o cronograma de preparação para o Carnaval de 2012, que entre outras atividades, prevê a apresentação de 40 agremiações na Avenida Amaral Peixoto ou Rua da Conceição, ainda não foi definido pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, e bailes populares em diferentes pontos da cidade. Os organizadores da festa pretendem formalizar convites para que a Viradouro e Cubango, que desfilam no sábado de Carnaval no Rio, se apresentem também em Niterói para fechar os desfiles das escolas do Grupo Principal, na terça-feira de Carnaval.
O retorno
Desde abril, os dirigentes da UESBCN, em parceria com a Neltur, elaboram o trabalho com vistas ao próximo Carnaval, que tem como ponto alto, o retorno à Avenida Amaral Peixoto, palco dos grandes desfiles das agremiações, nas décadas de 70 e 80, quando a festa era considerada a segunda maior do país, depois do Rio. O trecho do corredor viário, entre a Avenida Marquês de Paraná e a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, foi medido para a montagem de arquibancadas, com entrada gratuita, camarotes para convidados, imprensa e autoridades, além da instalação de banheiros químicos e cabines de jurados. O Planejamento também inclui a criação de uma praça de alimentação, com espaço alternativo para shows de samba de raiz. Mas até agora o prefeito Jorge Roberto Silveira, não deu resposta do retorno, podendo ser mesmo na Rua da Conceição.
Revitalização
Há seis anos, os desfiles são realizados na Rua da Conceição, no centro de Niterói, onde a média de público chega a seis mil pessoas, entre desfilantes e a platéia, por noite. Os idealizadores do projeto acreditam que com a ida do desfile para a Amaral Peixoto, o público deva chegar a 20 mil pessoas diariamente. A área de aprontos finais para o desfile será da Marquês de Paraná até a Rua Marquês de Olinda. A destinada à apresentação das agremiações terá cerca de 500 metros, com a distribuição de módulos de cabines de jurados entre a Marquês de Olinda e Visconde de Sepetiba. Já a dispersão será montada entre a Visconde de Sepetiba e a Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro. O planejamento dos organizadores é a criação de um recuo para não atrapalhar a rotina de entrada e saída de viaturas das Polícias Civil e Militar da 76ª DP.
A área para shows alternativos e a instalação de praça de alimentação ficaria na altura da Praça da República, na área próxima ao antigo fórum.
Veja abaixo a ordem dos desfiles de todas as agremiações.
Blocos de Embalo (sábado de Carnaval) - Segundo Clichê e Filhos da Pauta, Olodumaré, Saias da Folia, Barro Vermelho, Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Maruí, Preventório, Unidos de Jurujuba e Comunidade Verde e Branca. A ordem de entrada das três primeiras agremiações deverá ser alterada para beneficiar o Bloco Saias na Folia, cujos integrantes da bateria desfilam na Viradouro e Cubango que se apresentam na mesma noite no Rio.
Blocos de Enredo (domingo) - Segundo grupo: Experimenta, Alegria da Zona Norte, Amigos da Ciclovia, Fora de Casa, Tá Rindo Por Quê? e Se Não Guenta Por Que Veio? Primeiro grupo: Banda Batistão; Unidos do Castro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Grilo da Fonte, Unidos de Piratininga e Ferimento Leve.
Escolas de Samba (segunda) – Grupo de Acesso: Magnólia Brasil, Império de Araribóia, Bafo do Tigre, Souza Soares, Tá Mole Mas é Meu, União da Engenhoca, Unidos do Sacramento, Bem Amado e Garra de Ouro.
Escolas de samba (terça) - Grupo Principal: Unidos da Região Oceânica, Cacique da São José, Grupo dos 15, Independente do Boaçú, Mocidade de Icaraí, Folia do Viradouro, Sabiá, e Inocentes de Maricá.
Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário