quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ELERJ COMEMORA A QUALIFICAÇÃO DE 2 MIL PESSOAS EM 2011

Com o objetivo de buscar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática e da teoria legislativa através da formação continuada de quadros técnicos para o Parlamento, a Escola do Legislativo do Estado do Rio celebrou seu aniversário de 10 anos de fundação com a marca de 27 cursos de curta duração realizados, com um total de 560 horas-aulas oferecidas. Além disso, a unidade, coordenada pelo deputado Gilberto Palmares (PT), realizou cinco debates abertos ao público externo, que contaram com a participação de 447 participantes. Ao todo, em 2011 a entidade qualificou cerca de duas mil pessoas. “Podemos dizer que se trata de um projeto consolidado. A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, com a competência e a dedicação de seus profissionais, e o apoio decisivo da Mesa Diretora e de todos os parlamentares, alçou voos importantes. Considero que a nossa Elerj está no caminho para se transformar numa referência entre as Escolas das Assembleias Legislativas de todo o país”, frisa Palmares

A Escola deu início ainda ao projeto de aumentar a integração entre diversos atores do Poder Legislativo através da promoção, nas Câmaras Municipais, de seminários e debates. A primeira ação do projeto foi o seminário Lei de Responsabilidade Fiscal e sua Aplicabilidade, que aconteceu na Câmara Municipal de Niterói. O objetivo foi propiciar o conhecimento sobre a lei, abordando os fundamentos teóricos e normativos que regem as finanças públicas, crédito público, a intervenção estatal e o endividamento do setor público no Brasil. Foram realizados quatro seminários, com a participação de 184 representantes das Câmaras municipais do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Angra dos Reis, São João da Barra, Itaboraí, Conceição de Macabu, Queimados, Rio Claro, Resende, Três Rios, Mangaratiba, Itaguaí, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus e Italva.

A Elerj também voltou-se para o estímulo ao aumento da escolaridade, com turmas de Educação de Jovens e Adultos, com 35 alunos, e o Pré-vestibular Social. O EJA, oferecido a funcionários e colaboradores da Casa, é ministrado em parceria com o Serviço Social da Indústria. Já o pré-vestibular social, é montado junto com a Fundação Cecierj, do Governo do estado. Por ser o único pólo que funciona em período noturno e também o único do Centro do Rio de Janeiro, o pré-vestibular social recebeu mais de 1.300 inscrições de alunos interessados. As aulas gratuitas atendem estudantes que buscam uma vaga na universidade. Foram 320 inscritos no PVS extensivo e 140 no intensivo.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário