segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LEI DE REÚSO DE ÁGUAS CINZAS ENTRE AS 10 MELHORES INICIATIVAS AMBIENTAIS DO PAÍS


Pelo menos 15 prédios construídos em Niterói já estão utilizando o sistema de reuso das águas cinzas. A lei, de autoria do presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira (PPS), foi escolhida como uma das dez finalistas ao Prêmio Greenvana Greenbest 2012, dentre aquelas voltadas para a sustentabilidade ambiental. Sancionada em julho do ano passado, a iniciativa repercute em Brasília, onde o Congresso Nacional pretende levá-la a todo o Brasil. A ideia é simples e determina que a água utilizada por banheiros, tanques e máquinas de lavar sejam reaproveitadas para descarga sanitária, lavagem de calçadas e automóveis e na hora de molhar o jardim, entre outras finalidades.

“Outras câmaras municipais, de diversos estados, tem feito contato conosco querendo adotar a lei em suas cidades. Até parlamentares do Congresso já me procuraram e estou extremamente feliz com a repercussão. Aqui em Niterói a acolhida foi a melhor possível e esperamos que nossa iniciativa sirva para conscientizar as pessoas quanto a importância da água e o risco da escassez por conta do desperdício”, diz Bagueira.

Conforme o texto aprovado, as regras de construção para reuso das águas cinzas só valem para as novas construções, por conta da dificuldade e dos custos de adaptação em prédios antigos. Já os novos empreendimentos imobiliários terão a conta de água reduzida em quase 60%, conforme estudos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ainda de acordo com a Secretaria, a maioria dos novos pedidos de licença já incluem o sistema de reuso.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário