É ESPERADO PÚBLICO DE ATÉ DOZE MIL PESSOAS POR NOITE.
O plano de organização para a realização dos desfiles oficiais de 38 agremiações filiadas à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói entra na fase final a partir de semana que vem, com a montagem da estrutura na Rua da Conceição, no Centro da Cidade, onde a festa é realizada há seis anos. A área interdiditada para a montagem das arquibancadas, cabines de jurados, instalação de banheiros químicos, camarotes para convidados e a imprensa, entre outros equipamentos, ficará no trecho entre a Ruas Visconde do Rio Branco e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro.
O desfiles serão realizados sempre a partir de 20h, em função do horário de verão, entre as noites de sábado (18) e terça-feira (21), com entrada franca. A montagem ser concluída até a sexta-feira da próxima semana, de acordo com cronograma estabelecido pela Uesbcn e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo. Em média, um público de oito a doze mil pessoas, entre desfilantes e sambistas, é esperado diariamente na Rua da Conceição. Para a realização do evento, as agremiações vão se concentrar na Rua José Clemente e no trecho da Rua Visconde do Rio Branco, compreendido entre o primeiro corredor viário e o início da Rua da Conceição. A área de desfiles terá um percurso de cerca de 500 metros, até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, desse cruzamento até a esquina com a Rua Visconde de Sepetiba, será usado como área de dispersão.
Barracões - Depois de anos sem um local específico para a montagem de alegorias e adereços das agremiações, O carnaval de Niterói voltou a ter um barracão para centralizar os trabalhos. Graças a um acordo envolvendo a Uesbcn, e o governo municipal, intermediado pela Câmara de Niterói e Secretaria Regional do Barreto, algumas dependências do 4º Grupo de Companhias de Administração Militar (4º Gcam), no Barreto, foram cedidas no mês passado para que as escolas e blocos possam se preparar adequadamente para o desfile oficial. Há dez anos, o quartel foi desativado pelo Comando Militar do Leste e o imóvel cedido ao poder público. A idéia é que o galpão cedido às agremiações possa se tornar um ponto definitivo para a preparação das escolas de samba e também receber a sede permanente da Uesbcn. "Entramos no sétimo ano de revitalização comemorando avanços. Certamente, estaremos prontos para voltar a Avenida Amaral Peixoto, palco maior da história do Carnaval, a partir de 2013", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.
Veja abaixo a ordem dos desfiles de todas as 38 agremiações filiadas à Uesbcn na Rua da Conceição:
Blocos de Embalo (sábado) - Pauta Quente, Olodumaré, Barro Vermelho, Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Maruí, Preventório, Unidos de Jurujuba e Comunidade Verde e Branco.
Blocos de Enredo (domingo) - Segundo grupo: Experimenta da Ilha da Conceição, Alegria da Zona Norte, Amigos da Ciclovia, Fora de Casa, Tá rindo por quê? e Se não guenta por que veio? Primeiro grupo: Banda Batistão; Unidos do Castro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Grilo da Fonte, Unidos de Piratininga e Ferimento Leve.
Escolas de Samba Grupo de Acesso (segunda) - Magnólia Brasil, Império de Araribóia, Bafo do Tigre, Souza Soares, Tá mole, mas é meu, União da Engenhoca, Sacramento, Bem Amado e Garra de Ouro.
Escolas de samba do Grupo Principal (terça) - Unidos da Região Oceânica, Cacique da São José, Grupo dos 15, Independente do Boaçu, Mocidade Independente de Icaraí, Folia do Viradouro e Sabiá.
Segio Soares - Ascom Uesbcn
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário