Um dos 50 polos espalhados pelo estado, a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro recebeu aproximadamente 1.300 inscrições, de um total de 29.700, para o curso Pré-Vestibular Social organizado pela Fundação Centro de Ciências e Educação à Distância do Estado do Rio. O curso extensivo e gratuito será oferecido a estudantes de baixa renda. A Elerj é o único polo localizado no Centro do Rio e com funcionamento noturno. As inscrições foram feitas entre os dias 8 de dezembro e 8 de fevereiro. Segundo o coordenador-geral da Elerj, deputado Gilberto Palmares (PT), a grande demanda de estudantes fortalece não só a democratização do acesso à universidade, mas também a importância do papel do Poder Legislativo nesse processo.
"Com o Pré-Vestibular Social, a Alerj atende os funcionários da Casa e cumpre, ao mesmo tempo, o papel de responsabilidade social ao abrir as portas para a população”, ressalta Palmares. Para Vinícius Moreira, de 21 anos, ex-aluno do PVS oferecido na Elerj em 2011, o curso foi fundamental para a disputa de vagas nas universidades. "O curso foi excelente e o polo da Escola do Legislativo tem toda a infraestrutura necessária para competir com muitos cursos pré-vestibulares bem conceituados no mercado. O maior desafio foi, com certeza, continuar assistindo as aulas até o fim do curso. Conciliar trabalho e estudo nem sempre é simples”, lembra Vinícius, que passou para a PUC-Rio em Arquitetura e Urbanismo, obtendo bolsa de 100% através do Programa Universidade para Todos.
Este ano, as aulas do PVS terão início na primeira quinzena de março, com término em dezembro, e acontecerão duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, das 18 às 22h. O polo da Elerj oferece aulas de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Português, Química, Redação e Inglês. Ainda neste semestre, serão abertas inscrições para o curso Intensivo, com início previsto para junho. A sede da Escola do Legislativo fica na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário