Mártir da Inconfidência Mineira que entrou para a história com a alcunha de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier integrará o Livro dos Heróis do Estado do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta (09), em segunda discussão, o projeto de lei, em que a deputada Inês Pandeló (PT) inclui Tiradentes no livro, também criado por proposta sua. “Ele é considerado um herói nacionalmente e esse verbete reforçará sua relação com a história desde estado e deste Palácio”, argumentou.
A deputada justifica a escolha lembrando que o mártir da Inconfidência Mineira esteve preso na cadeia que funcionava onde hoje está erguida a sede da Alerj, o Palácio Tiradentes. “Tiradentes é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sendo considerado Herói Nacional”, complementa.
Os perfis que integram o Livro dos Heróis são propostos pelos parlamentares através de projetos de lei. Desde a criação do livro, foram aprovadas as inscrições do casal de quilombolas Manuel Congo e Marianna Crioula e o escritor cabofriense Antônio Gonçalves Teixeira de Souza.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário