quinta-feira, 15 de março de 2012

BLOCO IMPRENSA QUE EU GAMO FAZ SHOW NA ESCADARIA DA ALERJ

O bloco carnavalesco Imprensa que eu Gamo se apresenta na escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta sexta (16), às 17h, através do projeto Ensaio Aberto, que dá continuidade aos eventos de Carnaval promovidos pela Casa. Além do enredo deste ano, “Sem juízo afinal”, que arrastou milhares de foliões pelas ruas de Laranjeiras, zona Sul do Rio, o grupo vai interpretar tradicionais marchinhas de carnaval e clássicos das escolas de samba. “Estamos abrindo as portas do Palácio Tiradentes para que o público tenha acesso não só às atividades parlamentares, mas também aos espaços voltados à cultura e entretenimento. Em um mês recebemos 2.153 mil visitantes, desde a abertura da exposição de fotografias "Abre Alas”, destacou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB).

Fundado por um grupo de jornalistas em 1995, o Grêmio Recreativo Imprensa que eu Gamo foi criado no dia 28 de novembro, após a Caminhada pela Paz, uma ação organizada pela sociedade civil, artistas, ONGs e diversos outros grupos sociais. Como os jornais haviam pautado o evento, dezenas de jornalistas cariocas tinham sido escalados para a cobertura. Após a cobertura do evento, os jornalistas marcaram um chope para encerrar os trabalhos no Mercadinho São José das Artes, em Laranjeiras. O local era então um dos redutos da imprensa carioca. Foi ali, na mesa de bar, entre comentários de trabalho e muitos chopes, que surgiu a ideia de fundar um bloco carnavalesco. Tradicionalmente, no sábado de carnaval a concentração dos foliões é na Rua Gago Coutinho, no mesmo mercadinho em que foi fundado o bloco, seguindo pelo Largo do Machado em frente a Igreja, Rua das Laranjeiras e retornando. Dentro da programação do projeto, está prevista ainda a apresentação do bloco Cacique de Ramos, em 30 de março.

Sobre a exposição

A exposição Abre Alas, com fotografias e uma seleção de músicas que contam a história do carnaval carioca, está aberta para visitação pública todos os dias, até 31 de março. São 32 fotos do acervo da Agência O Globo, que formam um mosaico de imagens dos foliões, dos blocos de rua e dos movimentos, como os ranchos e os cordões, que deram origem aos festejos de Momo.

O Palácio Tiradentes, fica na Rua 1º de Março, s/nº, Praça XV.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário