O Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro iniciará sua vistoria nos novos medidores digitais de energia da Light em Vigário Geral e Jardim América, zona Norte do Rio, na próxima segunda (12). A fiscalização foi sugerida pelo deputado Pedro Fernandes (PMDB), acolhida pela presidente da Comissão de Defesa de Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputada Cidinha Campos (PDT), e aprovada pela diretora do Ipem, Soraya Santos. Eles participaram, nesta quarta (08), de audiência pública no Palácio Tiradentes. “A colaboração do deputado Pedro Fernandes foi importante. Além dele morar na região, está muito inteirado, por dentro do assunto. A sugestão dele foi fundamental para nós”, afirmou a pedetista.
Fernandes informou que essa vistoria “é um grande avanço para a população, que precisa saber, com clareza, se a medição está sendo feita de forma correta ou não”. Segundo o deputado, mais de 40% das ocorrências registradas nos bairros citados tiveram aumento significativo na fatura mensal. “Cabe a nós, deputados e membros do Ipem, usarmos todas as formas de fiscalização. Prefiro acreditar que existe um problema no equipamento do que pensar que mais de 40% desses eventos foram causados por fraude”, esclareceu o peemedebista, completando que, dentro de um mês, os laudos deverão ficar prontos.
A diretora do Ipem-RJ divulgou que 100 comparadores, que se encontram à disposição do instituto, serão instalados nas residências de alguns moradores que se consideraram lesados com o aumento na conta de energia. O diretor de Distribuição da concessionária, José Humberto Castro, relacionou esses possíveis erros de medição a “gatos” na corrente elétrica. “Estamos falando de um sistema de medição eletrônica moderno, de tecnologia de ponta”, assegurou. Castro também declarou que as contas dos clientes que vieram acima da média dos meses anteriores serão suspensas, até que a origem do problema seja encontrada.
Depois que a Light, distribuidora de energia na capital e Baixada Fluminense, começou a trocar os dispositivos de medição no segundo semestre de 2011, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj recebeu mais de 600 reclamações de aumento abusivo, a maioria oriundas de Vigário Geral e Jardim América. Em alguns casos, a conta chegou a subir 900%. Os consumidores que se sentirem lesados podem entrar em contato com as ouvidorias da Light (0800 021 0196) ou do Ipem-RJ (0800 282 3040), com a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (0800 282 7060), com a Defensoria Pública (0800 282 2279) ou com o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor, o Procon (2299-2503).
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário