A
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o
guia online de lazer e diversão do Rio Show, do portal do jornal O Globo,
promove uma campanha publicitária de conscientização tendo como público-alvo os
motoristas que estão à procura de bares e restaurantes pela capital fluminense.
Na ação, todo usuário do portal que for pesquisar por um trajeto até um bar ou
restaurante da cidade será informado, através de pop up, que "quando você
bebe e dirige pode acabar em outro destino". Alem da frase de impacto, o
mapa, apresentado pelo Google Maps, mostra ainda uma pequena arvore ilustrativa
no meio do trajeto que você precisa fazer para chegar ao destino sugerido. A
campanha foi desenvolvida pela Agência Staff e ficará no ar até o dia
dez de fevereiro.
Paulo
Castro, sócio-diretor de criação da agência, revela que pesquisas mostram que o
público jovem, principal foco da iniciativa, reage melhor a peças leves e
bem-humoradas, como a criada para a Alerj. "O governo do estado faz uma
comunicação muito eficaz tanto nos veículos de massa quanto na presença na rua.
Não tem um morador do Rio de Janeiro que não saiba o que é e não respeite a
Operação Lei Seca. Pensamos que essa seria uma forma bacana de fazer uma
campanha por ser uma ideia inédita no mundo. Nunca foi feita uma ação para
atingir esse público que procura um lugar na internet. Acho que, dessa forma, a
Alerj e a agência contribuem com esta comunicação, atuando em um somatório de
forças", afirmou Castro.
A
recepção e fixação da mensagem nos usuários atingidos têm sido “muito boa”,
segundo Paulo, e já rendeu ao executivo elogios sobre a capacidade de encontrar
uma nova mídia dentro de dois portais de massa. Paulo afirma que, apesar de ser
uma casa de leis, a Assembleia tem investido muito em campanhas de
conscientização para temas em voga na sociedade, com peças publicitárias contra
o tabagismo, de combate à dengue e prevenção à Aids, entre outras questões, e
enxerga a Operação Lei Seca como um pilar fundamental de educação a ser
trabalhado.
"Todo
mundo fez questão de viabilizar tudo, praticando os preços mais comerciais
possíveis. Publicitários sempre trabalham com marcas, e a Operação Lei Seca é
uma marca muito forte. Se fosse um produto, com certeza estaria entre as marcas
de maior credibilidade no Rio de Janeiro. Funciona muito bem, você não escuta
nada de ruim sobre a operação. Eu tenho um filho que daqui a pouco vai começar a
dirigir e agradeço muito por saber que a operação está nas ruas. Quando o
Google e O Globo se dispõem a fazer de tudo e atuar de uma forma muito parceira
para participar de uma ação como essa, isso reflete o quão valiosa é a
marca", concluiu.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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